Entenda quais os melhores ajustes para pré-programar sua câmera

  • White Balance
Como está o dia lá fora: nublado ou ensolarado? Se você passará algum tempo em ambiente fechado, qual é o tipo de lâmpada desse local: tungstênio ou fluorescente? Basicamente, é nisso que você deve prestar atenção para ajustar o WB de sua câmera.

Um ajuste incorreto de WB pode estragar uma foto

(veja aqui o que é e como usar o WB)


Quantas fotos você já deixou de tirar por que sua câmera estava completamente desconfigurada e você não teria tempo de ajustar nada? Eu sei: também já perdi muitas por causa disso.

Até que um dia eu decidi ajustar a câmera de acordo com as condições do local para onde estava indo... aha! E digo: essa é daquelas coisas que a gente pensa: "Por que nunca fiz isso antes? É
tão simples!"

Só foi possível tirar esta foto
porque eu já estava com a câmera ajustada


Vejam a foto acima: ela não estaria aqui se eu não tivesse ajustado minha câmera antes. Estava eu caminhando pelas ruas de Porto Alegre no final da tarde de um sábado; no cruzamento da Venâncio Aires com a João Pessoa, olhei para o céu lá no fundo e quis registrar a cena. Mas a sinaleira estava quase fechando e mais pessoas vinham em minha direção, o que atrapalharia minhas pretensões. Em poucos segundos, enquadrei a cena e apertei o botão - e foto acima é a única que consegui tirar. Tá certo que não é uma foto magnífica, mas ela está aqui para mostrar como faz diferença ter a câmera preparada nessas horas.


> QUANDO AJUSTAR?


Quando você mudar de ambiente. Mas calma: não é preciso passar o dia inteiro mexendo na máquina!


Antes de sair de casa pela manhã, dê uma olhada para fora e pense qual será o ajuste ideal para essas condições. Se você vir um cachorro fazendo pose numa janela ou um garoto fazendo malabarismo na esquina, é só sacar a câmera, apontar e fotografar.

Faça o mesmo ao entrar no escritório para trabalhar, e também quando você estiver voltando para casa. Se você muda muito de ambiente todos os dias, não precisa ajustar a câmera a cada instante. Cabe a você analisar quais são os momentos-chave do seu dia, aqueles em que realmente há chance de algo acontecer. Dessa forma, você fará apenas dois ou três ajustes diários em sua máquina - e nunca mais se lamentará por ter perdido uma cena incrível.



> O QUE AJUSTAR?


Não perca tempo tentando definir a distância focal ou o ajuste do brilho, pois você não terá como adivinhar a que distância o sujeito estará de você e outras coisas do tipo. Vamos nos concentrar em quatro ajustes principais:
White Balance, ISO, Flash e Foco.

  • ISO
Em poucas palavras, pode-se dizer que o ajuste do ISO será feito de acordo com a luminosidade do ambiente. Quanto mais luz disponível, menor será o valor do ISO e vice-versa. Entretanto, quanto maior o valor do ISO, mais ruído a imagem terá.

Utilize os seguintes valores:

-> 100 ISO
para sol bem forte
-> 200 ou 400 ISO
para ambientes internos com luz + flash
-> 400 ISO
para dias nublados
-> 800 ou 1600 ISO
para fotos internas ou sob holofotes

  • Flash
Vocês sabem que eu não gosto nem um pouco de utilizar o flash em câmeras automáticas, mas algumas situações exigem seu uso. Se você vai para algum lugar que possui pouca iluminação, como um parque à noite, talvez seja melhor deixá-lo ligado.

(veja
aqui como e quando você deve utilizar o flash)

  • Foco
Dentre tantas opções disponíveis para ajustar o foco, o mais indicado é que você deixe sua câmera no modo Multi AF. Isso distribuirá o foco pela cena inteira, e você não correrá o risco de que o assunto da foto saia borrado devido a um ajuste de foco mal feito.
.
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".