segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ajustando o foco da sua câmera

Nas câmeras compactas, o processo de ajuste do foco é totalmente automatizado. Na frente do corpo da câmera existe um dispositivo que emite raios de luz infravermelha; eles batem no objeto focalizado e voltam para um sensor localizado logo abaixo do emissor infravermelho. Com base nos reflexos, a máquina calcula a distância do objeto e ajusta o foco de maneira adequada.

Imagem: Coding Alone

Mas então, como conseguir um efeito similar ao da imagem acima? Ou como destacar algo em uma cena que possui vários objetos diferentes, posicionados a distâncias variadas?


>
O QUE FAZER

Certas câmeras permitem alguns ajustes manuais no que se refere à distância focal; na minha Sony DSC W-120, dá para selecionar as seguintes opções:
  • Multi AF: distribui o ajuste do foco pela cena inteira, de acordo com 9 pontos de medição
  • AF central: focaliza a parte central da cena, que fica entre [ ]
  • AF spot: baseia o foco num pequeno ponto da cena
  • 0.5, 1.0, 3.0, 7.0 metros: o foco é ajustado de acordo com a distância em metros do objeto a ser fotografado
  • : focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos interessantes posicionados a uma distância muito grande)
Claro que não será possível desfocar completamente o fundo como na foto acima - até porque esse efeito só é possível com uma D-SLR; mas você poderá evidenciar o objeto que desejar (e não aquilo que a câmera determinar).


> UM PEQUENO TRUQUE

Digamos que seu sobrinho tenha vindo visitá-lo por uns dias e conhecer melhor a cidade em que você mora. Você o levará para passear e, já que tem uma câmera, vai querer tirar algumas fotos para guardar como lembrança.

Em certa altura do passeio, você decide fotografá-lo próximo a um grande monumento ou edifício. Observe o exemplo abaixo: a escadaria e o resto do cenário ocupam a maior parte do enquadramento - e devido ao ajuste automático feito pela câmera, a pessoa retratada ficou desfocada, quase irreconhecível.


Foto: Vinil Filmes

Como garantir que tanto seu sobrinho como o monumento fiquem nítidos na foto? Enquadre seu sobrinho de forma que fique entre os [ ], pressione o botão disparador até a metade e segure; feito isso, emoldure a foto do jeito que você desejar.

Esta dica vale para qualquer objeto que você queira deixar nítido: o inseto da primeira foto, um carro em movimento, uma pessoa em meio a varias outras, etc.
.

Veja também: Automáticas, Técnica

11 comentários:

Augusto M. Garrucho disse...

Minha vontade de ter uma DSLR é o foco. =(
Enfim, mto boa a dica do fim! :D

Ellen D.B. disse...

É o que mais me deixa com vontade de ter uma D-SLR também. Acho que se eu tivesse uma, desfocaria todo e qualquer fundo d=

Anônimo disse...

É claro que não é necessária uma D-SLR para realizar uma foto como aquela, o desfocamento do fundo depende da distância entre este e o objeto fotografado. Com uma máquina comum, utilizando o macro e sem usar o zoom qualquer um consegue tal efeito.

Ellen D.B. disse...

Isso depende da câmera. Já tentei conseguir esse efeito com macro utilizando a minha e não deu certo - só dá certo quando o objeto está muito próximo, já que é esse o objetivo da função macro.

Érico Skywalker disse...

bom dimais! adoro tirar fotos com efeitos de foco em primeiro plano e fundo desfocado. a foto ganha um diferencial enorme!

ruimnm disse...

Muito boas dicas, neste seu blogue. Parabéns.

lufotografias disse...

Adorei sua dica, Ellen!
Mas minha linda máquina não possui esses recursos. Se dou um zoom a foto não fica perfeita daí deixo pra lá fotos que gostaria de tirar.
Qualquer dia irei realizar o meu sonho para comprar uma MÁQUINA!rs
Bjos,
Luka

Ellen D.B. disse...

É que a sua câmera já tirou muuuuitas fotos por aí, né Luka?! Essas máquinas mais antigas não possuem alguns recursos, mas possuem outros que muitas máquinas recentemente lançadas não têm. E fica sempre a dúvida: trocar ou não trocar?

lufotografias disse...

Realmente minha máquina já tirou muitassssss fotos!rs
É a dúvida cruel: trocar ou não trocar e para trocar...granaaaa!!! rs
Tenho sede por fotografias e fico às vezes irritada com minha máquina. Mas, futuramente vou comprar uma melhor!
Bjos

Cintia disse...

Gostaria de dicas de ajustes da câmera Sony DSC-W130
Fiz um passeio maravilhoso ao Parque Lage no Jardim Botânico e ao Corcovado, no Rio...mas as fotos poderiam ter ficado melhores!! Me ajudem por favor!

Maria disse...

alguem sabe me dizer como ajusto o foco da Olympus x-40??

Postar um comentário