quinta-feira, 7 de maio de 2009

Entendendo o WB (White Balance)

Fotografia é luz: o sensor registra a luminosidade refletida pelos objetos que estão sendo fotografados. E para capturar as cores dos objetos, nossa câmera depende de certos ajustes especícicos para cada tipo de iluminação (luz natural, fluorescente, etc).

É esse o papel do
White Balance (Balanço de Branco). Nossos olhos reconhecem quase que imediatamente o que é branco sob diferentes formas de luminosidade, mas nossa câmera digital geralmente tem dificuldades para fazer essa distinção - por isso, eu não aconselho você a deixar o WB no modo automático.

O ajuste incorreto do WB pode causar efeitos indesejados em suas fotos: elas podem ficar esverdeadas, azuladas, amareladas ou brancas demais. Claro que em certas situações você pode desejar criar uma foto com uma aparência
quente ou fria e utilizar esse recurso; por isso, é importante que você conheça bem o WB de sua câmera - ou correrá o risco de estragar suas lembranças daquela viagem que foi tão boa.

Exemplo de ajuste incorreto de WB: a foto está azulada


> SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS
Ajuste automático: a câmera faz alguns ajustes automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente. Como eu já disse, não é aconselhável utilizar esse modo pois a sua câmera talvez não consiga fazer o melhor ajuste sempre.

Flash: se você pretende utilizar flash, utilize esse modo. O WB será calculado levando-se em conta a luz emitida pelo disparo do flash. É mais aconselhado para fotos noturnas.

Luz do dia: ideal para fotografar sob a luz do sol. Também pode ser utilizado em paisagens à noite.

Dia nublado: como o próprio nome já diz, selecione esse modo para dias nublados. Esse ajuste também pode ser utilizado para fotografias feitas em um dia de sol mas na sombra (algumas câmeras possuem um símbolo específico chamado "sombra"; se sua câmera não o possui, utilize a opção "dia nublado" quando fotografar à sombra).

Tungstênio: é utilizado quando a iluminação é feita por lâmpadas incandescentes (amareladas). Tome cuidado se você fotografar com esse ajuste sob a iluminação das lâmpadas da rua: se forem muitos focos de luz, a foto poderá sair borrada.

Fluorescente: algumas câmeras possuem mais de uma opção de ajuste para fluorescentes. Teste qual deles é mais adequado para você, pois sua foto poderá ficar com uma aparência lavada (branca demais).


> DESCOBRINDO O MELHOR AJUSTE

Agora cabe a você testar todas as possibilidades de ajuste que sua câmera oferece. Acima, listei os conceitos básicos - mas quem disse que você não pode fotografar um jardim florido sob a luz do sol com a opção tungstênio e obter um resultado interessante?

Conheça sua câmera e o modo como ela reagirá a cada tipo de iluminação. Dessa forma, você evitará erros como o que foi cometido na foto acima. Aqui você pode conferir vários testes feitos com ajustes e iluminações diferentes.

.

Veja também: Automáticas, Dicas, Luminosidade, WB

5 comentários:

vivoverde disse...

vixe fia... minha máquina está sem flash... ninguem merece hahahha

aeh obrigada pelo comentário e visita.. fico feliz rs

^^

hum ... pois é .. mijar no banho é MAAARA ahhaahhah

PS> indiquei seu blog lá no twitter, espero que ajude aqui nas visitas e tal rs >)

lufotografias disse...

Oi Ellen, adoro o seu blog. Realmente é fantástico!
Sua dicas são maravilhosasssss!!
Obrigdaa!
Bjos,

Alcabecinha disse...

ótimo esse tutorial..nunca consegui entender esses ajustes da minha máquina, para que servia cada função que existe nela. Com esse tutorial eu consegui descobrir e já coloquei em prática.
Estou lendo os outros tutoriais que estão sempre bem explicados e de fácil entendimento.
Parabéns

Anônimo disse...

Muito bom! Sempre visitarei seu blog e recomendarei para a turma de Processos Fotográficos!

Sinceramente, Débora

Anônimo disse...

Um desafio que sempre me deparo: tirar fotos de show (a noite ou ambiente fechado) com pouca luminosidade sem flash. pq sem flash? Pq com flash, a foto deixa o ambiente todo claro, como se tivesse uma luz forte ligada no ambiente, então tira todo o clima do show. O que faço? O WB Boto no nublado, deixo a abertura no máximo e no modo iso tb. quando tem luz amarela e/ou branca no palco, fica legal, se deixam só a vermelha, fica muito escuro Vou experimentar o WB no flash p/ ver como fica. valeu pela dica!

Postar um comentário