Câmeras fotográficas antigas (parte I - 1840-1880)

Camera-obscura - 1800

Hoje, 19 de agosto, a Fotografia completa 171 anos. No ano passado falei sobre a história dessa arte com luz, que já era conhecida pela humanidade há quase 2.500 anos; hoje, em comemoração à data, darei inicio a uma série que mostra algumas câmeras que foram importantes para que hoje, nos anos 10, possamos estar aqui com nossas câmeras portáteis e automáticas. O texto foi adaptado de um artigo da revista Obvious.

Construir um aparelho fotográfico já foi uma atividade artesanal que requeria grande paixão e entusiasmo. Mas hoje em dia, habituados a ver as pequenas câmeras compactas produzidas em larga escala, olhamos com um sorriso condescendente para as primeiras tentativas de construir a caixa mágica que capturava as imagens numa chapa de vidro. No início do século XIX, quando a fotografia dava os seus primeiros passos, vários construtores se lançaram nessa árdua tarefa. Com muitas dificuldades, muito engenho e também alguma ingenuidade, produziram máquinas absolutamente fascinantes que, longe de nos fazer sorrir, deviam, pelo contrário, suscitar a nossa admiração.


Os primeiros modelos, antepassados dos modernos aparelhos, eram grandes e pesadas caixas de madeira polida com aplicações em metal. Representavam a essência da técnica fotográfica: uma abertura com uma lente que dirigia a luz para o fundo da câmara escura onde se encontrava uma chapa de vidro com a emulsão. As primeiras emulsões, daguerreótipos, calótipos ou colódio úmido, eram ainda pouco sensíveis à luz. Somente no início da década de 1870 começaram a aparecer as primeiras chapas utilizando gelatina. Foi também por essa altura que aumentou a sensibilidade das emulsões e, conseqüentemente, a sua rapidez.


Essas chapas possuíam grandes formatos e alojavam-se dentro das caixas através de uma ranhura com encaixe. "Rebobinar" era então uma operação demorada e delicada, e até cansativa, devido ao peso do material. Para transportar a câmera, o conjunto dos acessórios e o número de chapas suficiente para fotografar, geralmente era necessária uma carroça puxada por um animal (não esqueçamos que a essa altura o automóvel ainda não tinha sido inventado).

Mas os imaginativos fabricantes da época tinham noção da pouca funcionalidade destes pesados equipamentos, e não descansaram enquanto não encontraram soluções mais práticas e rápidas. Surgiram então câmeras portáteis com outros suportes de captação de imagem (discos, filmes em rolo, etc.) e de tamanho mais reduzido. Também a madeira foi sendo progressivamente substituída pelo metal, ganhando-se leveza e robustez. É possível vermos até em alguns destes modelos fortes semelhanças com as compactas actuais. Existem esforços de miniaturização verdadeiramente comoventes, como as câmeras com forma de relógio ou de revólver.


Abaixo, algumas imagens de câmeras da época:



Câmera para "cartes de visite" de François Anzoux - 1876

Tourograph nº 1 - 1878

Câmera-revólver de Thompson - 1862

Aparelho Dubroni nº 1 - 1864

"Chambre Automatique" estéreo de Bertsch - 1864

Photo-Binocular - 1867

Aparelho universal de Chavalier - 1856


Câmera microfotográfica Dagron - 1860


"Chambre Automatique" de Bertsch - 1860


Câmera de grande formato - 1840


Câmera Voigtländer para daguerreótipos - 1841


Câmera Bourguin - 1845


Acompanhe também as partes II e III deste artigo, que serão publicadas nos próximos dias. Se preferir, você pode receber as atualizações do Ajuste o Foco em seu e-mail ou assinar os feeds (para completar sua assinatura via e-mail, é necessário clicar no link da mensagem enviada pelo FeedBurner).
.
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

9 Comments:

Unknown disse...

Gustavo Osmar santos
Estuvo aquí..wonderfull.

Everton GrupoVG disse...

quem diria que as maquininhas que hoje cabem dentro de uma caneta, um dia foram caixas enormes...

E ai jah comprou o jipe?

another db disse...

Que? Sou estudante, Everton, não sobra $$$ pra comprar jipe :p

Ingrid disse...

apartir dessas fotos que a gente acaba vendo como a camera fotografica evoluição muito...

Cleiton Lopes disse...

por que automatique?

another db disse...

o que?

Cleiton Lopes disse...

esse automatique vem de onde?

Cleiton Lopes disse...

por que recebe esse nome automatique?

another db disse...

e você, vem de onde?