Para que serve o AF illuminator?

Há alguns dias, a Mau (do blog Fragmentos do Dia) comentou que tinha certa dificuldade para fotografar a cadelinha dela: em parte por que a Nina é tímida, mas também por causa daquela luzinha vermelha.

A famosa luzinha vermelha (foto: Nick See)

Mas você sabe para que serve essa luzinha (cujo nome é AF illuminator)? É necessário deixá-la ligada o tempo todo?


> AFINAL, ISSO SERVE PARA QUE?

A tradução de AF illuminator é algo como iluminador auto-foco. Ele é disparado para que a câmera calcule a distância de você até o assunto que pretende fotografar, e isso ajuda no ajuste do foco.

A luz emitida nem sempre é vermelha: também pode ser branca ou laranja, dependendo do modelo da câmera. Até não muito tempo atrás, esse recurso era mais comum em câmeras fabricadas pela Sony; agora é mais fácil encontrá-lo em marcas como Olympus e Canon.


> QUANDO USAR?

O AF illuminator é ideal para fotografar em ambientes pouco iluminados ou completamente escuros - logo, você não precisa deixá-lo ligado durante o dia ou em ambientes claros.

Ao ativar o AF illuminator, as chances do assunto da foto sair desfocado diminuirão. Claro que também é possível resolver isso de outra forma, caso sua câmera não possua esse recurso ou você simplesmente não queira usá-lo: ajuste a distância do foco manualmente (veja aqui como fazer isso), ou faça uso da luz do flash.

Para testar a eficácia da luzinha vermelha, tirei duas fotos com minha câmera: uma com o AF ligado, outra com ele desligado. Ambas foram tiradas sem flash, tendo como fonte de luz apenas a televisão, ISO 800; para ampliar, clique na imagem. (e antes que alguém pergunte: sim, essa é minha sala!)

Foto sem AF illuminator: pouca definição, as cores não se destacam

Foto com AF illuminator: maior nitidez, a captura de cores
fica mais próxima daquilo que vemos com nossos próprios olhos

Aliando o iluminador AF ao flash, você conseguirá estender o alcance do foco quando houver pouca luminosidade disponível. Ou seja, se apenas com o flash sua câmera conseguiria fotografar nitidamente um objeto que está a três metros de distância, com o auxílio do AF illuminator o alcance poderá chegar a quatro ou cinco metros.

Uma das coisas que você deve ter em mente é que esse recurso exige bastante da bateria de sua máquina. Se você está viajando e não tem bateria reserva, é melhor evitar utilizá-lo. Para desativá-lo, vá até o menu configurações (ou setup) de sua câmera - lá deverá estar disponível a opção de deixar o AF em modo automático (auto) ou desligado (OFF).
.
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

6 Comments:

Mau Santos disse...

E se não fosse você, Ellen, eu nem saberia que dá pra desligar a tal luzinha... rs... Infelizmente o caso da Nina é timidez mesmo, ou medo, sei lá. Ela é meio da roça, sabe como é? Já tentei até enganá-la com um petisco, mas quando ela viu a máquina no meu pescoço, deu no pé! De qualquer forma, gostei da aula sobre o AF! Abraços e bom fim de semana!!

Augusto M. Garrucho disse...

Dahora dessa luzinha que não é boa apenas pro auto-foco, mas também pra quem tá tirando a foto mirar certo... Hehe :P

Anônimo disse...

Muito interessante! :D

another db disse...

Sabe que eu achava que era só pra isso que servia, Augusto? Ainda tenho muuuita coisa para aprender.

Anônimo disse...

Gostei do blogue :)

bj

Antonio Joaquim de Souza disse...

Obrigado pelo ensinamento. Antonio