4 dicas infalíveis para fotografar ambientes internos

Ainda que um ambiente interno esteja bem iluminado, nem sempre as fotografias ficam boas. A maioria das reclamações nesse sentido diz respeito à tonalidade das imagens, que fica muito diferente do ambiente que vemos ao vivo: ou ficam amareladas, ou ficam pálidas demais; e muitas vezes, o flash só piora a situação, deixando o ambiente um tanto artificial. Quer saber quais são as melhores maneiras de fotografar ambientes internos?

Nem muito escuro, nem super claro: saiba agora quais os melhores truques para obter
fotos equilibradas de ambientes internos! (imagem: Luka Siemionov)
Observando alguns detalhes e realizando pequenas alterações, é possível conseguir fotos internas atraentes.

1. Iluminação adequada para ambientes internos

Primeiramente, caso sua câmera ou smartphone tenha luz de flash embutido, desligue (se você possui outro tipo de flash, falarei sobre isso a seguir). A proposta inicial é que façamos o máximo para aproveitar a luz ambiente (melhor ainda se ela for natural): caso haja luz natural suficiente para iluminar bem a cena, sem precisar acender nenhuma luz, dê preferência a ela.

Durante o dia, abra todas as janelas e portas para permitir que a luz natural ilumine o ambiente. Se você perceber que apenas essa luz não basta para deixar o cenário nítido, acenda uma lâmpada ou abajur - teste todas as opções que você tiver disponível.


Contudo, se a iluminação ambiente disponível ainda for insuficiente, podemos considerar o uso do flash e fazer alguns testes. Se o modelo de flash que você possui permite vira-lo manualmente, redirecione-o de modo indireto, a fim de que a luz não se reflita diretamente no objeto em foco na cena.

Na maioria dos casos, apontar a luz para o teto gera um efeito de iluminação difusa, trazendo sensações aconchegantes. Se você pretende trabalhar com fotografia profissionalmente, considere investir num jogo de flash de maior qualidade - a tecnologia Quick Shift Bounce, da Sony, permite uma ampla gama de ajustes de iluminação.
"O design exclusivo da cabeça giratória da Sony ("Quick Shift Bounce"), provavelmente é o melhor recurso deste flash, para alterar os ângulos de iluminação e alternar facilmente entre a captura de paisagens para retratos com um rápido movimento da mão." - Jake Y.

Existem no mercado diversos acessórios para incrementar a funcionalidade da câmera dos smartphones - como este kit com flash e duas lentes por menos de cem reais. Certamente a foto sairá nítida e o ambiente será bem retratado, mas é provável que as sombras resultantes disso pareçam mais duras do que pareceriam sob outro tipo de iluminação.


2. Ajustes no ISO

Como a iluminação em ambientes internos geralmente é mais fraca que a luz disponível ao ar livre, você precisa ajustar um valor de ISO mais alto. 

Foto: Santinha

A lógica é a seguinte: quanto menos luz disponível, maior será o valor do ISO que você deve selecionar. Evite usar o valor máximo que sua câmera oferece, pois quanto maior o valor do ISO, mais ruído a imagem terá (ruído são aqueles estranhos que aparecem na foto de uma parede lisa, por exemplo).

Se você está em dúvida sobre qual valor ISO utilizar, tome estes como base:
  • 100 ISO para sol bem forte
  • 200 ou 400 ISO para ambientes internos com luz + flash
  • 400 ISO para dias nublados
  • 800 ou 1600 ISO para fotos internas ou sob holofotes
Para capturar cenas em movimento, o ideal é utilizar 400 ISO ou mais. Com os ajustes adequados no obturador e diafragma, esse valor de ISO "congela" a ação e evita que a foto saia borrada.

3. Para que serve o iluminador autofoco (AF illuminator)?

É aquela luzinha vermelha que aparece antes da foto, disparada para que a câmera calcule a distância de você até o assunto que pretende fotografar, e isso ajuda no ajuste do foco. Ele é ideal para fotografar ambientes pouco iluminados ou completamente escuros.

Foto: Ibán Ramón
 
Ao ativar o iluminador AF, as chances de uma foto com assunto nítido aumentam bastante. Também é possível resolver isso de outra forma (caso sua câmera não possua esse recurso ou você simplesmente não queira usá-lo): ajuste a distância do foco manualmente (veja aqui como fazer isso), ou faça uso indireto da luz do flash, com explicado anteriormente.  

Aliando o iluminador AF ao flash, você consegue estender o alcance do foco quando houver pouca luminosidade disponível. Ou seja, se apenas com o flash sua câmera conseguiria fotografar nitidamente um objeto que está a três metros de distância, com o auxílio do AF o alcance poderia chegar a quatro ou cinco metros.

4. Conheça os diferentes tipos de luz artificial

Então, luz artificial é tudo igual? Não!
Esse detalhe é capaz de arruinar o resultado final de qualquer imagem. Vale lembrar que a maioria das câmeras oferece diferentes tipos de ajuste para lâmpadas fluorescentes e de tungstênio.

As lâmpadas fluorescentes são projetadas para fornecer luz difusa discreta. Portanto, são boas para fotografar em preto e branco. Compare a cena que você vê com a que aparece na tela de LCD da câmera para chegar ao ajuste mais adequado à situação - é a melhor maneira de alcançar o tom que você procura.

Já as lâmpadas incandescentes emitem uma luz mais amarelada, o que transmite às imagens a sensação de calor.
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".