Câmeras DSLR X câmeras automáticas - parte II: o obturador

Sabe aquela foto capaz de transmitir o sensação de movimento? Avenidas movimentadas à noite, a rota traçada pelas estrelas no céu, a água de uma cachoeira, etc. Veja agora quais são os ajustes necessários para obter esse resultado.

Com frequência, cenas noturnas são retratadas com a utilização desse efeito, resultado do ajuste combinado do obturdor e diafragma (Imagem: Snapwire)
Esse efeito é conseguido devido ao controle da velocidade do obturador. O obturador é uma espécie de "cortina" que expõe o sensor à luz durante o tempo especificado de acordo com a velocidade selecionada (nas câmeras analógicas, o obturador expunha o filme à luz). Isso também é conhecido como tempo de exposição.
Câmeras práticas, como a inesquecível série CyberShot da Sony, oferecem a possibilidade de ajustar manualmente o valor de exposição (Reprodução/Amazon)

Se você ainda não tem uma câmera profissional, também há esperança! A maioria das boas câmeras automáticas e smartphones de última geração oferecem a possibilidade de realizar manualmente o ajuste do obturador.


Como ajustar manualmente a exposição do obturador

Quanto menor o tempo de exposição programado, menos luz será absorvida pelo sensor. Nas câmeras D-SLR, o controle da velocidade do obturador é utilizado em conjunto com a abertura do diafragma (falarei mais sobre esse assunto em breve).

+ 4 técnicas para treinar e desenvolver sua capacidade de compor cenas

Resumindo: se você pretende fotografar uma corrida (cena com muito movimento), opte um tempo de exposição baixo; se quer uma foto com efeito de "rastro" ou maior captura de luz, escolha um tempo de exposição alto. Quanto maior o tempo de exposição, mais luminosidade será captada.
Foto noturna com diferentes tempos de exposição (todas com a mesma abertura do diafragma)
O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1/x , onde x representa uma fração de tempo em segundos. Os valores que costumamos encontrar em câmeras DSLR são: 

1/8000 s
1/4000 s
1/2000 s
1/1000 s
1/500 s
1/250 s
1/125 s
1/60 s
1/30 s
1/15 s
1/8 s
1/4 s
1/2 s
1 s
B - mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado
T - pressiona-se o botão disparador para abrir e depois para fechar o obturador

Complicado? Nem menos do que parece. Se você seleciona 1 s, o sensor ficará exposto durante 1 segundo; se selecionar 1/2 s, o tempo de exposição será reduzido pela metade - e assim por diante, calculando frações de segundo.


Valores indicados para ajuste do tempo de exposição

O amplo ajuste de exposição, um recurso maravilhoso disponível nas câmeras DSLR, permite novos olhares do fotógrafo sobre a composição da cena, ampliando as possibilidades de ajuste da luminosidade.
Bastante popular entre fotógrafos profissionais e amadores, a linha Canon Rebel permite amplos ajustes no obturador e diafragma da câmera (Divulgação/Amazon)

É imprescindível ter tripé (ou uma superfície onde possa fixar a câmera) se quiser registrar imagens com longo tempo de exposição. Para conseguir uma foto como a da avenida acima, a câmera deve ser imobilizada - caso contrário, você registrará apenas borrões.
Imagem borrada: céu escuro com lua (@backgroundy)
+ 10 motivos para começar a usar tripé (com câmera ou smartphone)

Sendo assim, os números 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000 ou mais, representam as maiores velocidades e devem ser usados para congelar a ação de uma cena em movimento; já os números 1/30, 1/15 ou menores, necessitam de um tripé, assim como os valores B e T.
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".