ISO: saiba o que é e como escolher o ajuste correto

Todos nós já vimos o nome ISO pelas configurações de nossa câmera ou smartphone... e até a década de 1990, era necessário ao menos saber o básico sobre o assunto, pois na hora de comprar o filme analógico, se escolhia também o valor do ISO desejado. E você, sabe o que é e como ajustar o ISO?

Imagem: Daisy Morris
Também conhecida como velocidade ISO ou apenas ISO é a abreviação de International Standards Organization (Organização Internacional de Padrões), que estabelece o seguinte: quanto maior o número em ISO, maior é a sensibilidade do filme. Parece genérico ou ultrapassado demais? Ok, vamos por partes. 

A importância do ISO nas câmeras analógicas

As máquinas analógicas exigiam um esforço muito maior por parte dos fotógrafos para manuseá-las, e cada rolo de filme tinha um valor específico de ISO. Se alguém que estivesse fotografando com 100 ISO quisesse fotografar com 400 ISO, deveria... trocar de filme.
O valor do ISO, como aparece nos filmes para câmeras analógicas
Com as câmeras digitais, o controle sobre o ISO ficou muito mais simples - mas isso não significa que todos saibam para que serve e quando usá-lo. Na verdade, eu mesma deixei o ISO em modo automático durante muito tempo na minha câmera por achar que fosse algo complicado. Resultado: as fotos (principalmente as noturnas) deixavam muito a desejar, o que me desanimava a continuar tirando fotos nessas condições. Quando descobri o que era e como utilizar o ISO, percebi que era muito mais simples do que eu imaginava.


Entenda como funciona a velocidade ISO

Basicamente, o valor do ISO dependerá da luminosidade do ambiente. Quanto mais luz disponível, menor será o valor do ISO; quanto menos luz, maior deve ser a velocidade ISO. Entretanto, quanto maior o valor do ISO, mais ruído a imagem terá

E o que significa "ruído" na fotografia? Observe a imagem acima para notar a relação entre o valor do ISO e a presença de uns pontinhos brancos na foto.

Como usar esses valores de ISO na prática?

  • 100 ISO para sol bem forte
  • 200 ou 400 ISO para ambientes internos com luz + flash
  • 400 ISO para dias nublados
  • 800 ou 1600 ISO para fotos internas ou sob holofotes

Para capturar imagens de movimento o ideal é utilizar 400 ISO ou mais. Faça o teste em vários ambientes com todos os valores de ISO. Tente com e sem flash, com objetos parados e em movimento. É um ótimo exercício para você conhecer sua câmera e descobrir suas preferências! 


Ainda posso encontrar câmeras analógicas e filmes à venda?

Se você está pensando em adquirir uma câmera analógica, ou presentear alguém com uma (elas são excelentes como "primeira câmera" para crianças a partir de 4 anos), ainda é possível sim encontrar câmeras analógicas. Embora com menos frequência do que antes, podemos também encontrar os filmes para câmeras analógicas - há até mesmo um grande número de e-books dedicados exclusivamente à fotografia com esse tipo de equipamento.
Reprodução/Amazon
A câmera acima é uma Vivitar, disponível em kit com filme x36 e ISO 200 por R$ 119,70 na Amazon. Com lente de 35mm, essa câmera vintage é ideal para quem gosta de objetos antigos. É só fotografar e depois revelar suas fotos!
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

0 Comments: