quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fotografe com o celular

Em 2009, quatro em cada cinco usuários de celular possuíam um modelo com câmera fotográfica integrada. Isso já não é mais novidade, é um item que acompanha praticamente todos os aparelhos que estão à venda atualmente.

Foto: mattbeechan

A maior vantagem que esse tipo de câmera oferece é a portabilidade: você a carrega tranqüilamente para qualquer lugar, sem nem mesmo chamar atenção. Apesar disso, muitas pessoas evitam utilizar o celular para fotografar, seja por não saber ao certo como lidar com os recursos limitados dessas câmeras ultracompactas ou por achar o resultado final insatisfatório.

O fato é que às vezes não temos outra câmera disponível no momento em que precisamos... o que fazer, então? S
erá que dá para conseguir fotos interessantes com uma câmera dessas, fotos que realmente agradem ao espectador?


> TESTE OS LIMITES DO SEU CELULAR


Já existem modelos de celular com câmeras quase tão boas quanto uma câmera automática tradicional, que oferecem várias opções de ajustes manuais. Entretanto, tais modelos geralmente não são muito ace$$íveis, e a maioria dos celulares possui câmeras que deixam bastante a desejar. É por isso que a maioria das pessoas acaba deixando de lado esse recurso, e só usam a câmera do celular quando é a última opção que lhes resta.


Para conseguir fotos melhores, é imprescindível que você conheça seu equipamento - só assim saberá como agir e os ajustes que devem ser feitos em diferentes situações. E se você usa a câmera do celular muuuito de vez em quando, fica difícil conhecê-la bem.
Proponha-se o seguinte desafio: utilizar apenas a câmera do celular durante um mês, com o compromisso de registrar ao menos uma foto por dia. Explore diferentes estilos e objetos, veja quais opções de ajuste você pode usar, fotografe em diferentes horários. Dois pontos devem ser observados com maior atenção:
  • Profundidade: algumas câmeras possuem um ótimo alcance de profundidade, mas nem todas são assim. Para descobrir o alcance da sua, faça o seguinte teste: escolha um objeto para ficar em primeiro plano e observe o que acontece com o fundo. Se o fundo ficar desfocado, sua câmera possui um alcance bastante limitado (e você deverá ter isso em mente ao fotografar landscapes e outras cenas distantes); se estiver nítido, o alcance é bom.
  • Medição de luz: observe se sua câmera possui a opção de medir a luminosidade de uma cena através de um ponto central; se a resposta for afirmativa, é um grande ponto a seu favor. Como falei nesse outro artigo, é possível controlar o tempo de exposição através dessa medição, e através desse recurso você poderá conseguir silhuetas ou uma cena mais nítida.

> CORES OU PRETO E BRANCO?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer: qual será a vantagem de registrar a cena que estou vendo em preto e branco? Se o cenário oferece formas interessantes e poucas cores, talvez seja melhor investir no PeB; mas se você está fotografando um jardim florido, PeB pode não ser a melhor opção.

PeB é uma ótima opção quando o fundo é confuso e você quer destacar um objeto ou sujeito específico. Fotógrafos urbanos costumam utilizar esse recurso para atrair a atenção imediatamente para o assunto principal da foto, já que as ruas das grandes cidades costumam ser movimentadas e multicoloridas.

Foto: iimarre

Você também pode optar por fotos coloridas ao amanhecer e entardecer, e por PeB durante os demais horários do dia (quando a luz é muito intensa).


> ZOOM


Aqui também é preciso ter cuidado, pois muitos celulares não possuem zoom ótico, apenas digital. O zoom digital nada mais é do que uma ampliação de determinada parte da cena que está sendo fotografada, ou seja: a imagem perderá qualidade.


Caso seu celular possua tanto o zoom ótico quanto o digital, verifique se é possível desabilitar o zoom digital - então você poderá usar o recurso sem problemas e sem comprometer a qualidade da foto. Mas evite utilizar o zoom se o celular possui apenas a opção digital.



(+) BÔNUS!

Em 2005, o fotógrafo Robert Clark publicou um dos primeiros livros de fotos feitas exclusivamente com uma câmera de celular. Image America é um registro da viagem de Clark através da América do Norte, e você pode conferir várias fotos em seu site: www.robertclarkphoto.com

A ponte de Williamsburg, em Nova York

Veja também: Automáticas, Fotógrafos famosos, Preto e branco

10 comentários:

Leonel disse...

Ótimo artigo.

Postei um tema similar em meu blog há algum tempo - http://byleonel.blogspot.com/2009/12/simplicidade-da-fotografia_19.html e concordo com o que você expôs!

Parabéns!

Nessa disse...

Ixi...já tirei mta foto com celular!
É bom que tá sempre na mão! =]

Bjosss!

Anônimo disse...

Ellen.

Agora estou usando bastante a câmera do celular, como fico com o celular 24 por dia, e quando vejo uma cena legal e não estou com a câmera acabamndo usando a do celular, as fotos tirada pela câmera do celular me surpreendeu muito, tão um efeito bem bacana.

Abraços! Uelton Gomes

Mau Santos disse...

Eu tinha um N95 que fazia fotos espetaculares. Passei para um N97 e me decepcionei, tanto com o celular como com a câmera. Ok, as fotos durante o dia saem ótimas, e ele tem até regulagem de exposição, bem completo. Mas à noite, o flash "mancha" as fotos. Pena ... :(

Nessa disse...

É bom né? Dá pra fazer sobreposição sem morrer de calor! =]

Bjosss!

Ellen D.B. disse...

Muito bom seu artigo, Leonel. Temos tantas coisas à nossa disposição atualmente que acabamos por vezes esquecendo da simplicidade.

Ellen D.B. disse...

Pois é, Mau, sei que alguns celulares dificultam muuuuito nossa vida, hehe
Meu pai tem um Nokia (não lembro o modelo) que oferece mais opções de personalização que a minha câmera fotográfica, mas é uma briga pra conseguir desligar o flash - nada prático.

Paty Garcia disse...

Aaah, esse blog é tudo o que eu precisava na minha vida!

Vou favoritar e ler tudo depois com calma, e diminuir minha crise depressiva por não ter dinheiro agora pra comprar uma SLR, rs.

Diego disse...

Show, to criando um baita interesse por fotogragia, e me animei ao saber que existem artistas em conceituados que usam recursos de cameras de cel.!
Vou começar a testar a cam do meu, mas uma coisa que percebi é que a noite fica quase impossível tirar uma foto boa nele... fazer o que né :)

Anônimo disse...

Ellen me ajude aí, to com uma duvida qual máquina devo comprar veja essas duas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457927611-fujifilm-finepix-s602-somente-hoje-aproveite-_JM ou
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457903400-cmera-digital-ge-x500-16mp-zoom-optico-15x-27mm-wide-_JM

Postar um comentário