Desvendando o efeito zoom

Você pode até não saber o que é o efeito zoom, mas certamente já viu alguma foto com ele: basta dar uma olhadinha na imagem abaixo para saber do que estou falando:

Foto: Lady Vervaine

Existem várias maneiras de conseguir esse efeito - algumas durante a captura da imagem, outras no processo de pós-edição. Não falarei aqui sobre as técnicas de pós-edição, mas se você quiser saber como usá-las, esse site mostra algumas dicas úteis.

O efeito zoom proporciona um resultado bastante interessante, e o melhor: não é tão difícil consegui-lo - basta alguns ajustes e um pouquinho de treino. Grosso modo, você precisará programar a câmera para um tempo de exposição mais longo, e usar o zoom enquanto o sensor estiver exposto (
clique aqui para saber o que é e como usar o tempo de exposição).


> TEMPO DE EXPOSIÇÃO


Se sua câmera permite o ajuste manual do tempo de exposição, programe-o para cerca de um segundo. Mas
se a sua câmera é como a minha e não permite o ajuste manual do tempo de exposição, aí vai uma dica quente! ;)

Ao invés de ajustar a exposição de acordo com a iluminação da cena inteira ("exposure based on the entire frame"), escolha apenas um ponto central como base ("exposure based on brightness of a central point"). Fazendo isso, um pontinho aparecerá no centro da tela de LCD de sua câmera - é através desse ponto que a iluminação será medida, o que modificará o tempo de exposição.

Para uma exposição curta, mire o pontinho em um objeto claro (de preferência branco) e pressione o botão disparador até a metade; faça o enquadramento como preferir e pressione o botão até o final. Faça isso quando você quiser congelar uma cena ou caso você deseje uma imagem sub-exposta.

Iluminação medida através dos pêlos brancos do gato: a
imagem
ficou sub-exposta, escura demais e sem detalhes


Para uma exposição um pouco mais longa, mire o pontinho em um objeto escuro (de preferência preto) e pressione o botão disparador até a metade; faça o enquadramento como preferir e pressione o botão até o final. Faça isso quando você quiser captar movimento ou caso queira uma imagem super-exposta.

Iluminação medida através do sofá preto: a imagem ficou
super-exposta, clara demais e com uma aparência fantasmagórica



> ZOOM

Agora que você já programou o tempo de exposição, faça o seguinte: escolha um objeto e pressione o botão disparador até a metade para que a câmera faça os ajustes necessários (sempre levando em conta as dicas acima, se sua máquina não possui ajuste manual); aperte o botão disparador até o fim, e enquanto o sensor estiver exposto, dê zoom no objeto.


Caso você não tenha conseguido realizar todo o processo,
é possível que sua câmera não permita a utilização do zoom junto com um tempo de exposição longo. Nesse caso, programe o tempo de exposição, e aproxime manualmente a câmera do objeto. Fiz este processo na imagem abaixo:

Aproximar ou afastar manualmente a câmera do
objeto também pode resultar em algo interessante

Você precisará manter a câmera relativamente estabilizada, pois ao trabalhar com um tempo de exposição longo qualquer movimento pode comprometer a fotografia. De preferência, utilize um tripé ou apóie a câmera em uma superfície estável. Ao movimentar levemente a câmera para os lados, para cima ou para baixo, você poderá conseguir outros efeitos interessantes. Como eu não canso de dizer por aqui: é preciso testar.

Ambientes com menos luminosidade favorecerão também são bons para usar esse efeito. Luzes coloridas, como as de faróis de carros, também ficam ótimas.

.
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

3 Comments:

Marcio Valdir disse...

Testei e da certo mesmo!

Anônimo disse...

Gostei, mais uma otima matéria XD

Vanessa

vai ficar na fotografia disse...

Olá!


Somos alunas do 6º período de Publicidade e Propaganda da UFES e estamos com um blog experimental sobre FOTOGRAFIA para uma disciplina do curso.

Se interessar:


http://vaificarnafotografia.blospot.com

http://vaificarnafotografia.blospot.com

http://vaificarnafotografia.blospot.com



Dá uma forcinha?