sábado, 16 de maio de 2009

Automáticas x D-SLR - parte II: o obturador

Você certamente já deve ter visto alguma foto que lhe transmitiu uma certa sensação de movimento: uma avenida à noite, a rota traçada pelas estrelas no céu, a água de uma cachoeira... algo como a fotografia abaixo:

Foto de Terri Beitzel

Esse efeito é conseguido através do controle da velocidade do obturador. O obturador é uma espécie de "cortina" que expõe o sensor à luz durante o tempo especificado de acordo com a velocidade selecionada (nas câmeras analógicas, o obturador expunha o filme à luz). Isso também é conhecido como tempo de exposição.

Algumas câmeras automáticas mais antigas ofereciam esse recurso; já a minha Sony Cyber-shot W120 não o possui - uma das poucas queixas que eu tenho a fazer a respeito dela.


> MAS COMO ISSO FUNCIONA?


Quanto menor o tempo de exposição programado, menos luz será absorvida pelo sensor . Nas câmeras D-SLR, o controle da velocidade do obturador é utilizado em conjunto com a abertura do diafragma (falarei mais sobre esse assunto em breve).

Resumindo: se você pretende fotografar uma
corrida, deverá optar por um tempo de exposição baixo; se quer uma foto com efeito de movimento ou maior captura de luz, escolha um tempo de exposição alto.

Foto noturna com diferentes tempos de exposição
(todas com a mesma abertura do diafragma)

O tempo de exposição é normalmente dado no formato
1/x , onde x representa uma fração de tempo em segundos. Os valores comuns são:
  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B - mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado
  • T - pressiona-se o botão disparador para abrir e depois para fechar o obturador
Complicado? Muito menos do que parece. Assim: se você selecionar 1 s, o sensor ficará exposto durante 1 segundo; se selecionar 1/2 s, o tempo de exposição será reduzido pela metade - e assim por diante.


> QUAIS VALORES DEVO UTILIZAR?


Se você é um dos sortudos que possui uma câmera com ajuste manual do tempo de exposição, calma aí! É um recurso maravilhoso, mas é imprescindível que você tenha um tripé (ou uma superfície onde possa fixar a câmera) se quiser registrar imagens com longo tempo de exposição. Para conseguir uma foto como a da cachoeira acima, a câmera deve ser imobilizada - caso contrário, você registrará apenas um borrão.

Sendo assim, os números 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000 ou mais, representam as maiores velocidades e devem ser usados para congelar a ação de uma cena em movimento; já os números 1/30, 1/15 ou menos, necessitam de um tripé, assim como os valores B e T.



Até mais!


.

Veja também: Automáticas, D-SLR, Luminosidade, Obturador

5 comentários:

Motte Valois disse...

Hi Ellen! how are you, my dear? ("tudo bem?" Faz tempo que nao uso nosso portugues tao amado!).
I am changing my website quite a bit lately and I noticed you are one of my followers (passby-shooting), as I have changed the designs and the addresses to make some major ajustments, it seems you are not being updated with my new changes and are following my old blog, not the new one I have recently lauched. It is still the same, as Im working hard to post back all my images. If you are still interested in following my blog, please visit the passby-shooting.blogspot.com. The address is the same but my followers have been removed with my older blog.
There's no need to follow it again if you dont want to, Im just making a consideration to advvise my readers about this changes.
A big hug from New Zealand. (this message will appear in the other follower's blogs as well)
Ricardo (motte Valois)


Resumo: se tiveres interesse em acompanhar meu blog, visite o endereco acima, pois o que tu estava acompanhado foi removido. Um abraco

Motte Valois disse...

Ah, espero que tenha recebido minha sugestao sobre nunca usar flash, no outro dia. espero nao ter ofendido. Um beijao

Comella disse...

Interesdant blog.

Tóim disse...

Muito obrigado pelo artigo bem esclarecedor! Infelizmente a minha câmera também é uma Sony W120 :(

Ahm, você é bem bonita! Quer casar comigo?

lufotografias disse...

Excelente artigo!
Adoro visitar seu blog porque sempre encontro algo maravilhoso!
Obrigada!
Bjos,
Luka

Postar um comentário