5 dicas de composição para fotografar paisagens

Você já deve ter lido ou ouvido por aí que o segredo para conseguir boas fotos de paisagens (mais conhecidas como landscapes) é paciência e composição. Acontece que nem sempre conseguimos aliar as duas coisas: ou o tempo é curto, ou não é possível escalar aquele morro alto para conseguir ângulos melhores, ou não tem espaço para carregar um bom tripé... enfim: a lista pode ser extensa.

Poucos de nós vivem em lugares onde a natureza é exuberante. Quando visitamos locais assim, queremos tirar fotografias que mais tarde nos tragam lembranças dignas e vivazes de tudo aquilo que presenciamos (pois provavelmente não retornaremos mais àquele lugar e, afinal, não temos tanto tempo e dinheiro sobrando para viajar a lugares exóticos a todo momento).


Mas o que devemos fazer para que consigamos transmitir através da lente toda a beleza daquela paisagem que vimos ao vivo? As dicas abaixo são simples e de fácil execução - são tão fáceis que é até provável que suas fotos fiquem ainda mais bonitas que tudo aquilo que você viu ao vivo!



1 LINHAS


Cansou de landscapes com o horizonte retinho ao fundo, mas não gostaria de arriscar estragar as fotos que podem ser a única lembrança daquelas férias tão gostosas?
Invista nas linhas.

Elas podem ser muito úteis quando o objetivo é direcionar a atenção do espectador para algum ponto específico da foto. Não é necessário que sejam linhas retas e perfeitas: pode ser o traçado de uma estrada, as árvores no horizonte, uma cerca ou um rio. Você pode tanto usar uma linha de forma parcial (como uma estrada que conduz até a gruta que é o assunto principal da sua foto), ou fazer com que a linha atravesse a imagem de um lado até outro, formando uma diagonal (como no caso abaixo).



Se a idéia é transmitir vivacidade, as linhas são a aposta mais segura: a imagem passará sensação de movimento para quem a estiver observando. Você pode utilizar mais de uma linha na composição da cena, ou registrar uma intersecção (como um rio que é cortado por uma cerca lá adiante); mas é preciso ter em mente que um emaranhado de linhas pode levar ao efeito contrário e criar uma confusão visual.

Foto: Ursi's Blog

Observe a imagem acima: logo de cara fica evidente que o assunto principal da foto é o rochedo. Tanto à esquerda quanto à direita das rochas estão presentes linhas que conduzem o olhar diretamente para lá. Olhando ainda mais atentamente dá para perceber qual é o grande feito de quem a registrou: tanto o mar quanto o céu ou a areia em primeiro plano poderiam ter desviado a atenção, mas ao invés disso nosso olhar é conduzido imediatamente ao rochedo.


2 FORMAS GEOMÉTRICAS


Ao posicionar os elementos mais interessantes da cena nos cantos de alguma forma geométrica, você estará criando uma composição balanceada. A forma mais comum e fácil de utilizar é o triângulo: escolha três pontos que você queira destacar e ajuste o enquadramento de modo que cada um deles fique em um dos lados do triângulo (o assunto principal pode ficar mais ao centro, se preferir).



Foto: Patrick Smith


Também é possível fazer uso de outras formas, como quadrados e retângulos (use a imaginação!). Esta não é uma dica que pode ser empregada em qualquer landscape, mas quando você a usar perceberá que a atenção será direcionada imediatamente para o assunto principal da foto.


3 SILHUETAS


Chegou a
hora mágica (aqueles momentos do dia em que as cores ficam lindas, o amanhecer e o entardecer), você está com a câmera em mãos mas não está bem posicionado e o tempo é curto. Quer saber de outra aposta garantida para um momento como esse? Silhuetas.

Se você estiver com algum amigo, peça para ele ir andando em direção ao sol nascente ou poente; fique um pouco atrás e fotografe a silhueta dele contra o céu multicolorido.


Foto tirada (às pressas) por mim em Garopaba

Quando estiver sozinho, você pode fotografar outras silhuetas: uma árvore, as montanhas ao longe, os pássaros alçando vôo. O que importa aqui é testar ângulos diferentes e tentar realçar as silhuetas contra o céu.



4 A REGRA DOS TERÇOS

Já falei aqui sobre a regra dos terços, lembram? Ela também pode ser aplicada em landscapes. Apesar de ser uma das regras mais básicas e utilizadas em quase todos os estilos de fotografia, pode resultar em imagens bastante sofisticadas.

Foto: James Wicks

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como se fosse um jogo da velha. Posicione nas intersecções das linhas os pontos que você considera mais interessantes na cena. Nas linhas propriamente ditas também podem ser mostrados pontos de destaque, como por exemplo o horizonte ou um riacho.



5 EMOLDURANDO

Eis outra dica para quando não se tem tempo para procurar e ajeitar pontos de interesse para destacar na foto: molduras. É um tanto mais simples e surtirá um efeito interessante, pois o assunto principal ficará evidente.


Você pode escolher o espaço entre o tronco de duas árvores, uma encosta, uma ponte... praticamente qualquer coisa que possa servir como uma espécie de moldura para a cena.



Foto: dawson30


(+) BÔNUS!

Eu costumo falar isso por aqui, mas não perco a oportunidade de repetir: todas as dicas e técnicas servem como apoio, mas ninguém deve se preocupar apenas em decorá-las e se ater a aspectos puramente técnicos. Com o tempo e a prática, essas coisas acabam se tornando quase naturais. O que importa mesmo é exercitar sua criatividade: fotografe o que tiver vontade da maneira que você achar melhor - suas imagens terão personalidade própria. E me mostre o resultado depois: deixe o link aqui nos comentários, mande pelo Twitter ou por e-mail. Tudo o que é interessante deve ser compartilhado ;)

.
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

15 Comments:

Augusto M. Garrucho disse...

Coisas sempre legais de saber na hora de tirar fotos! :D

Mau Santos disse...

Excelentes dicas, Ellen! Você disse tudo: falta de paciência. Pela minha inexperiência, sempre acho que o tempo é curto e que se eu não clicar logo vou perder o momento.Acabo pecando num enquadramento ou numa exposição inadequada. Tô tentando sempre aplicar principalmente a regra dos terços, que dá uma grande diferença na imagem. Obrigada!

Bruno Vial disse...

Conheci o blog agora há pouco, mas adorei. Adoro fotografia, já fotografo há algum tempo (http://b-jester.deviantart.com/), mas tem muito bom material aqui. E belissimas fotos. Parabéns.

Ranzan disse...

Pow, veleu pelas dicas!! Tõ indo pra Argnetina e vo u aproveitar tudo!

another db disse...

Pois é, Mau, isso é muito comum. Na verdade, acho que só os fotógrafos profissioanis especializados em landscapes têm paciência para esperar horas a fio pelo momento certo.

Bruno, dei uma olhada em suas fotos e adorei! São realmente criativas, você tem muito talento. (queria ter deixado um comentário em sua página, mas não tenho login no Deviantart e eles não aceitam Open ID)

Treissi Magalhães disse...

Eu conheço aquela silhueta em Garopaba, hahehahehaheaheha

ahehahehahahehahehaheahehahrehahehahhahaha

another db disse...

Oh, Treissi, please
Can't you see?
It's just me

Marcia Menezes disse...

Sou apaixonada por fotografia, e gostei das dicas, no qual busquei assimilar.
Ps. Lindas fotos.

Tânia Barreira disse...

Ola! acabei de conhecer o seu blog por puro acaso, mas a verdade é que estou a adorar! acima de tudo é um blog simpático, de onde conseguimos retirar informação, mas sem a típica "mania" que alguns blogers possuem. adorei mesmo, a simplicidade, naturalidade que nos faz simpatizar naturalmente consigo!
especialmente este post, que admito que somente por puro instinto e tentativas já tinha descoberto algumas destas "Técnicas"!
Continue o bom trabalho, que eu vou continuar a tentar aprender consigo!

asdasdter disse...

Gostei. É isso mesmo. Tenho que aprender sempre. Vou está aqui mais vezes.
Abs

Wellington R. Treichel disse...

Ótimas dicas!

Jams disse...

Olá! Tenho tido problemas para ajustar o foco de minha câmera. Acabei de recebê-la (de presente) porque amo fotografar (como hobby)! Agora estou pensando em levar isso a sério e dar o melhor de mim para eternizar os momentos. Entretanto, quando quero fazer "aquele foco" e desfocar todo o fundo para ter um efeito original NÃO CONSIGO! Eu tenho uma semiprofissional da Fujifilm. Será que é o modelo que não oferece muita opção para o que quero? Ou realmente preciso de muita técnica? Vai abaixo o link de algumas coisas que já aprendi a fazer!
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.361468237239892.91474.100001301570518&type=3
Eu ficaria feliz em receber um feedback seu! Minha câmera é uma Fujifilm Finepix S2950.

Bispo disse...

Claro q essa fui minha primeira aula e nem tudo guardei ou aprendi, mais de uma coisa posso dizer, coisas interessante para uma excelente foto já esta na minha mente a parti de agora minhas fotos não será mais as mesma, na verdade bem melhores...

Unknown disse...

Belas dicas, extremamente úteis. Parabéns pelo trabalho. Um abraço.


--
http://www.filipedasilva.pt
http://www.estudiosilva.pt
http://www.planoz.pt

jaimelagoa disse...

Olá! Gostaria de deixar meu link aqui para que possam observar e avaliar minhas imagens... Adoraria receber sugestões e críticas construtivas! www.isntagram.com/jaimelagoa

Abração em todos!