segunda-feira, 27 de julho de 2009

10 dicas básicas de fotografia digital

Conhecer as funcionalidades de sua câmera e conseguir fotos melhores é muito mais fácil do que parece. Com essas 10 dicas simples, você sentirá uma grande diferença no resultado final:


1
ENQUADRAMENTO


Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem para algum ponto que
não seja o centro pode fazer toda a diferença e deixá-la ainda mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como se fosse um jogo da velha (algumas câmeras oferecem esse recurso, que pode ser visualizado na tela de LCD; verifique as configurações da sua). Na fotografia, isso também é conhecido como "a regra dos terços".

Posicione nas intersecções das linhas os pontos que você considera mais interessantes na cena. Nas linhas propriamente ditas também podem ser mostrados pontos de destaque, como por exemplo os olhos de uma pessoa ou o horizonte.


Exemplo de aplicação da regra dos terços (foto: Cláudia Regina)


2 FLASH DESNECESSÁRIO

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Disparar o flash muito em cima do assunto pode deixar a foto clara demais; muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, que geralmente fica entre três e cinco metros (às vezes um pouco mais). Não adianta deixar o flash ligado se o foco é um objeto que está 30 metros longe de você.

Um bom exemplo de uso desnecessário do flash é quando se está fotografando um show: é um caso em que não há necessidade alguma de iluminação extra. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto; usar o flash só vai iluminar as cabeças de quem estiver à sua frente.



3 FLASH NECESSÁRIO


Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash se faz necessário. Em uma foto contra a luz do sol, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento, para deixar nítidos certos detalhes e evitar a formação de sombras.


Quando você tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, note que a luz fica brilhante e somente a silhueta da pessoa aparece. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando todos os pontos da foto visíveis.


Foto sob luz natural, sem utilização de flash

Foto sob luz natural, com flash de preenchimento


4 CUIDADO COM O FUNDO

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar uma foto. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.


Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou desviar a atenção do tema central da foto. Um erro engraçado, porém muito comum, é fotografar alguém em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.



5
RETRATOS


Aproxime-se. Quando o assunto da foto é seu amigo, o que se quer mostrar é seu amigo, ora!

Não tenha medo de chegar mais perto. Se você quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça do seu amigo: a essa distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não deve acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no centro da foto.


Imagem: Photo Board


6 OLHE NOS OLHOS

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.



7 FOTOS VERTICAIS

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o ele possuir mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera de forma a obter uma imagem mais comprida do que larga.


Foto: Chris Jacobs


8 APROVEITE A LUZ NATURAL

Não há luz mais bela que a do sol: sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de maneira que a fonte de luz fique atrás de você: aquilo que está sendo fotografado ficará bem iluminado (e com aspecto mais natural). Muitas vezes, um simples passo para o lado pode fazer toda a diferença.


A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos; aproveite esses dias para tirar retratos.


Como falei há pouco, é preciso ter muito cuidado ao usar o flash. A luz dele é muito forte, e isso pode deixar rugas e imperfeições aparentes. Já notou como todo mundo fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.



9
COR


A maioria das câmeras digitais permite fazer ajustes no controle de cor (também conhecido como
white balance ou WB). Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz (lâmpada fluorescente, incandescente, luz natural, etc). Portanto, deixar que a câmera faça esse ajuste automaticamente não é o mais indicado para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade nos passa uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.


Foto tirada com diferentes ajustes de WB

Teste todas as opções de WB de sua câmera; dessa forma, você saberá quando utilizá-los, e poderá se valer disso para criar alguns efeitos especiais.


10
EXPERIMENTE


Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera para saber do que ela é capaz, e teste todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.




Agradeço a colaboração do Érico, do blog
Nerds da Távola Redonda.
Fonte

Veja também: Dicas, Flash, Técnica

15 comentários:

Augusto M. Garrucho disse...

Adoro conteúdo técnico... e achei super interessante a primeira dica! Tentarei utilizá-la! =D

lufotografias disse...

Execelentes dicas!
Achei bem interessante a quinta dica!
Adorei a matéria!
Bjos,
Luka

Érico Skywalker disse...

enquadramento é tudo! uso sempre a técnica dos pontos aureos, a foto fica outra coisa!
bjos

Ferrockxia disse...

oie friend te achei lá no ocioso desculpa a pergunta não ter sentido ao post mas to fritando meu cerebro aqui , tipo tenho uma hp multifuncional 1400 mas não consigo instalar ela no windows vista ja fui no site deles enão tem o driver, tu sabe como eu poderia solucinar isso?

se puder por favor responde comentando no post mais recente do meu blog !!

Ellen D.B. disse...

Cara Ferrockxia
Você foi até o site do Win Vista e lá não dizia nada, certo? Entra nesse site (http://h20180.www2.hp.com/apps/Lookup?h_lang=en&h_cc=us&cc=us&h_page=hpcom&lang=en&h_client=S-A-R163-1&h_pagetype=s-002&h_query=printer+1400), que é da própria HP; clica no modelo da tua impressora e todos os drivers necessários serão baixados.
Não posso te ajudar muito, porque não possuo uma HP... mas se não funcionar, baixa o Win 7 que é muito melhor (dá pra baixar a versão trial de graça no site da Microsoft).

YourWeb20guru disse...

Hi,

Your site is one of my favorites seen around blog explosion. Keep up the good work.
I enjoy reading your blog. It is great to find someone who can find the fun things in life!
I wish you all the best in all years. I look forward to developing a friendship and networking with you.
Take a look at my websites AriesTrade Network in Europe.

With Regards,
Karoly Domonyi
http://www.twitter.com/aries_hu

exoticlic.com disse...

oie mto obrigada pela atenção e resposta pra minha duvida vou ver se resolvo porque é foda perde uma impressora né?

BRENO disse...

muito legal as suas dicas... parabens pelo trabalho. preciso fazer algumas fotos que envolvem pessoas e corredores em um shopping, todos com planos bem abertos mas nao sei que flash utilizar o que faço? pode me ajudar? responde pro meu email o pelo menos manda o link de onda estara a sua ajuda.... muito agradecido. breno serrano.

Ellen D.B. disse...

Caro Breno:
como você não deixou e-mail para contato, não tenho outra alternativa a não ser reponder por aqui e esperar que você veja.
Vamos lá: tendo em vista que você fará fotos no corredor de um shopping, talvez não seja necessário o uso de flash, pois eles costumam ser bem iluminados. De qualquer forma, você pode dar uma olhada nesse artigo: http://ajusteofoco.blogspot.com/2009/05/flash-quando-devemos-usar.html
Tome cuidado também com o balanço de brancos, pois esses ambientes costumam ter uma iluminação muito "branca" e não é difícil errar nesse ponto: http://ajusteofoco.blogspot.com/2009/05/entendendo-o-wb-white-balance.html

Anônimo disse...

Interrsante, estava tirando foto de um bebe agora a pouco e pra "luz vermelha" (af) nao incomodar nos olhos dela eu tampei com o dedo. Resultado, as fotos estavam saidno fora de foco. Agora que li as dicas, descobri o motivo do desfoque.
Muito legal este site. MInha maquinha é uma digital sony h10.

Douglas.

Acervo Publicitário disse...

Curso em video de fotografia digital e analagica no link abaixo:
http://www.acervopublicitario.com.br/2010/01/curso-fotografia-analogica-e-digital.html

Equipe Acervo Publicitário
www.acervopublicitario.com.br

papoila disse...

Adorei as dicas

Anônimo disse...

Olá meu nome é Rose e adorei as dicas. Estou fazendo um curso e meu professor sempre diz: tente, experimente, erre e faça de novo e desta forma se aprende e pode-se criar. A fotografia é infinita. Minha máquina é uma Nikon D90.
Meu email é: rosemeiresouzacardosoluna@yahoo.com.br
Muito obrigada Rose.

Yuri M. Soares disse...

gostei do blog...
siga o meu lá www.yurimsoares.blogspot.com

djhosejaques@hotmail.com disse...

Minha câmera é uma Canon 7d eos, adquiri ha pouco tempo, gostaria de saber se alguém pode me dizer como eu faço para deixar meu nome impresso nas fotos q eu faço diretamente na Câmera. Pois eu vi que a mesma tem esta opção, colocar o nome do autor da fotos, até coloquei direitinho, mas quando faço a foto e vou visualizar o meu nome não aparece. Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço. Obrigada Josy.

Postar um comentário