7 ajustes rápidos para fotos com smartphones e câmeras automáticas

Sabe aquele momento especial, que desejamos guardar boas lembranças - e, se possível, boas fotos? Acredite: pequenos ajustes em seu aparelho e em suas escolhas podem resultar em imagens profundas e impactantes. Veja sete configurações e dicas práticas para qualquer nível de experiência com fotografia.

Imagem:Tirachard Kumtanoum

1. Opte por um fundo simples

Se você pretende fotografar uma árvore, e ao lado dela aparece um grupo de pessoas (que você sequer conhece), um bote, ripas de madeira... enfim, se tudo isso estiver enquadrado em sua foto, ficará difícil saber que o tema principal da cena era, na verdade, a árvore.
Foto: Leah Kelley
Não estou dizendo que você precisa enquadrar apenas a árvore: se ao lado da árvore houver um lago ou qualquer coisa que você queira incluir, tudo bem; apenas tome cuidado para não poluir a imagem com muitas informações simultâneas.

2. Aproxime-se do assunto da fotografia

Digamos que todas aquelas pessoas e coisas continuem próximas à árvore que você deseja fotografar. Ok, você também pode usar o zoom da sua câmera, mas a melhor opção é aproximar-se da árvore. 

Foto: Picography
Vai ver que fica mais fácil destacar à árvore, e ainda terá a seu dispor diferentes abordagens do assunto (poderá focalizar nas raízes da árvore e na terra ao seu redor, nas folhas da copa contrastando com o céu azul, etc).


3. Mantenha as pessoas descontraídas

Se o seu objetivo é retratar pessoas, saiba que uma boa foto não depende apenas de poses geniais e forçadas. Um bom retrato pode ser feito sem que a pessoa se dê conta que está sendo fotografada.
Imagem: icon0

Por exemplo: ao avistar sua mãe mexendo nas flores do jardim, em vez de pedir que ela pare o que está fazendo e segure a pazinha na mão esquerda, um botão de rosa na direita e abra um sorriso, apenas observe-a. Deixe sua câmera preparada e converse com sua mãe enquanto ela continua trabalhando, caminhe ao redor dela, busque o melhor enquadramento, a melhor luz, o melhor ângulo. Provavelmente naturalizará o fato de que você a observa tão atentamente e ficará mais à vontade, para um retrato original e natural.


4. Renove seu equipamento

Na maioria dos casos, algumas mudanças no enquadramento ou na configuração da câmera são suficientes para melhorar a qualidade das imagens obtidas; entretanto, há situações e momentos em que devemos considerar investir em equipamentos mais modernos ou de melhor qualidade.

Aqui estão alguns equipamentos que sugiro:

a) Câmera DSLR

A EOS Rebel T6 é a câmera que oferece a qualidade que suas fotografias merecem. Ideal para usuários de smartphones ou câmeras digitais compactas, que buscam por imagens com qualidade superior.
Reprodução/Amazon
Ela vem com um sensor de imagem CMOS de 18. 0 Megapixels e um processador de imagem DIGIC 4+ para fotos e vídeos vibrantes e ricos em detalhes mesmo em ambientes com pouca luz.
Reprodução/Amazon

b) Smartphone

"Melhor relação custo beneficio da internet. Entrega rápida. O celular veio lacrado, impecável com todos os acessórios. Muito bom para o que ele propõem: intermediário de entrada. Fotos excelentes em media e boa luz, em baixa luz sofre. Tela enorme, sistema da Xiaomi muito responsivo e cheio de recursos pra quem gosta. Bateria dura 1,5 dias com uso moderado. Recomendo pra quem está apertado de grana e quer um aparelho de ótimo custo beneficio." - Flavio Andrade


c) Câmera instantânea

Fácil de usar e com novos recursos, a Instax Mini 9 é a opção ideal para registrar e eternizar os momentos mais divertidos da vida. O Kit Mini9 acompanha um pack de filme com 10 fotos e um porta fotos (20 fotos) para você preservar e exibir suas lembranças com elegância. 
Reprodução/Amazon
Com o filme de tamanho exclusivo é fácil de carregar na bolsa ou carteira e possui uma moldura branca clássica onde você pode personalizar com mensagens variadas ou decorar com os mais variados adesivos.


5. Teste ângulos diferentes

Não tenha medo! Agache-se, deite no chão, suba no muro.

Seu cachorro talvez saia mais interessante na foto se você se agachar na frente dele. Já que você não está gastando filme, tente vários ângulos diferentes: como eu já disse, o ponto de vista da fotógrafa sobre o objeto retratado faz toda a diferença numa imagem.
Foto de Tyrone Turner
Observe a foto acima, publicada na revista National Geographic de março/2009. O fotógrafo Tyrone Turner provavelmente se agachou para registrar a cena, conseguindo assim dividir o assunto entre a mulher em primeiro plano e a casa ao fundo.


6. Pense na composição do cenário

Quando fotografamos paisagens (esse tipo de fotografia também é conhecido como landscape), nem sempre é possível - e até nem é interessante - escolher um único objeto para focalizar.
Imagem: Life of pics
Se você vai fotografar um vale, pode optar por dar mais destaque ao céu ou ao próprio vale (vai depender do que estiver mais interessante na ocasião). Você pode centralizar um rio que corre pelo vale em direção ao horizonte iluminado pelos primeiros raios de sol do dia, por exemplo.


7. Observe a iluminação

Quanto a isso, não tem muito mistério. São três maneiras básicas de utilizar a iluminação:
  • iluminação frontal: para destacar o assunto e obter uma imagem nítida
  • iluminação por trás: para criar silhuetas 
  • iluminação lateral: mostra a textura do assunto fotografado 
  • Foto: Umberto Shaw
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

0 Comments: