terça-feira, 28 de abril de 2009

Dorothea Lange

Fotografia não se resume a técnica e equipamento - claro que ambos influenciam o resultado final, mas apenas técnica e equipamento não fará de ninguém um bom fotógrafo. O ponto de vista sobre alguma coisa (que talvez não seja nem inédita) e a composição da cena é que nos mostram realmente o que um fotógrafo tem a nos dizer. Acredito que essas coisas se desenvolvam com a prática e com a observação do trabalho de fotógrafos que você admira.

Comecemos então admirando o trabalho de uma grande fotógrafa da primeira metade do século XX, Dorothea Lange. Nos anos 1930, a serviço da Farm Security Administration, ela percorreu 22 estados do sul e do oeste dos Estados Unidos e recolheu imagens que documentaram o impacto da Grande Depressão na vida dos camponeses. Ela é autora da foto intitulada "Migrant Mother", que acabou se tornando um símbolo daquela época, justamente porque Dorothea conseguiu captar com sua câmera toda a angústia de uma mãe de 7 filhos em meio à miséria.

Migrant mother - 1936


Try the train - 1937


Wapato Ennui - 1939

> Confira mais fotos de Dorothea Lange aqui.

.

Veja também: Fotografias antigas, Inspiração

1 comentários:

manoela ebert disse...

Oi Ellen,

bem bacana que vc entrou lá no meu blog.
pode linkar sim, é claro!
vou linkar vc no meu blog...

sou apaixonada por fotografia, num contexto geral, mas fotografia de moda é um universo a parte que me encanta bastante.

vou te visitar aqui no seu blog sempre que possível.

beijos

Postar um comentário