Descubra como adicionar texturas a suas imagens

Você sabe o que significa textura na composição fotográfica? Veja este pequeno guia para entender os efeitos da iluminação sobre a escolha das texturas, e descubra como é fácil adicionar mais elementos como este às suas imagens.

Foto: Sharon McCutcheon

Qual seria a melhor definição para a palavra textura na fotografia? Em resumo, textura é o que nos permite imaginar como é a superfície que estamos vendo nas fotografias - como se pudéssemos sentir o material do qual ela é feita. Saiba também que, se você pensa em trabalhar com fotografia artística, é bom compreender o conceito de textura, considerando que o mesmo possa vir a ser um elemento chave em suas composições.


Árvores, flores e folhas

Mesmo morando em centros urbanos, sempre é possível dar uma volta e encontrar, logo ali, diversas opções de árvores, folhas, galhos, flores para fotografar. Até mesmo a erva daninha, que se infiltra pelas frestas da calçada, pode ser um elemento interessante em sua cena.
Foto: Alexander Tiupa
Flores secas, folhas viçosas, galhos emaranhados... basta um passeio até a pracinha da esquina para constatar como existe, sim, a resistência dos espaços verdes pela cidade.


Metal

Do aço frio de um garfo pousado sobre a mesa à ferrugem de um velho navio encalhado, existe uma infinidade de utensílios feitos com ferro.
Foto: Hakan Erenler

Observe as vigas de um ginásio, o traçado das grades ao longo da calçada, as rodas de uma bicicleta, etc.









Pedras

Preciosas, afiadas, polidas, brutas: pedras. Até mesmo uma trilha de pedregulhos pode guiar o olhar do observador para um ponto de interesse em sua foto.



Foto: Christopher Warren 

A mesa do seu escritório, troncos de árvores enfileiradas ao longo de um lago, raízes, lenha em brasa, lascas... tudo isso pode servir como um fundo aconchegante para sua imagem.  

Tijolos e paralelepípedos

Talvez essa seja a mais pop dentre as texturas. Muros e tijolos estão por toda a parte, basta dar uma olhada através da janela. 
 Talvez essa seja a mais pop dentre as texturas. Muros e tijolos estão por toda a parte, basta dar uma olhada através da janela.
Imagem: Fancycrave
Além disso, as linhas da junção dos tijolos com o cimento podem criar formas geométricas e padrões interessantes.


Bônus: será que meu equipamento é adequado para captar texturas?

Provavelmente, sim - caso você tenha um smartphone recente com uma câmera mediana embutida, ou até mesmo uma câmera automática antiga (nesse caso, a função "macro" geralmente resulta em bons resultados quanto a texturas).
 
+ Black Friday: veja as melhores câmeras e smartphones em oferta

Porém, uma coisa é certa: para captar toda a intensidade das texturas, bem como os diversos padrões de luminosidade disponíveis, devemos utilizar uma câmera DSLR, preferencialmente com uma lente 50mm. Aqui estão minhas sugestões de melhor custo-benefício disponíveis na Amazon: 

1. Câmera Canon EOS Rebel T6

Reprodução/Amazon

"O produto é excelente e atendeu minhas necessidades em satisfação plena.
O recomendaria a todas as pessoas interessadas em câmera digital." - Edna Leite



2. Câmera Digital Semiprofissional Canon Powershot Sx530hs

Reprodução/Amazon


Câmera digital compacta com flash embutido e zoom óptico 50x, zoom digital 4x e zoom combinado 200x com estabilizador óptico de imagem. 


3. Smartphone Xiaomi Redmi 6A Câmera 13MP

Reprodução/Amazon
"Celular bonito, barato e bom! Custo-benefício excelente. Velocidade ótima e memória mais do que suficiente. Estou mutio satisfeita." - Josi Stock
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

0 Comments: