Como fazer sua câmera pinhole (câmera de lata)

Tirar fotos sem usar bateria ou energia elétrica, e sem nenhuma daquelas pesadas câmeras do início do século 20... será possível? A resposta é: sim! Além de barato e ecológico, veremos hoje um método portátil de registrar e imprimir imagens com uma câmera de lata.

Foto com a técnica pinhole feita por Aurélio Néspoli


As imagens e câmeras instantâneas em papel estão de volta com toda a força: elas são poderosos elementos para decorações aconchegantes, convites e artesanato. 


https://www.amazon.com.br/s/ref=as_li_ss_tl?rh=i:aps,k:camera+instantanea&keywords=camera+instantanea&ie=UTF8&qid=1542392786&linkCode=ll2&tag=ajusteofoco-20&linkId=d26c566a914890f4307be35dca5472b2&language=pt_BR


Além de econômicas e ecológicas, as câmeras pinhole (que podem ser feitas com latas ou caixas de sapato) são excelentes alternativas para a realização de atividades que envolvam um grande número de pessoas - e são tão simples que podem ser utilizadas tranquilamente por crianças. 

Como é possível tirar fotos sem usar energia elétrica?


O nome
pinhole vem do inglês "pin-hole" (buraco de agulha), e é dado a câmeras que não utilizam lentes para obter imagens. Processos semelhantes já eram conhecidos pela humanidade séculos antes.

Nesse tipo de câmera, um pequeno orifício faz as vezes de lente e diafragma fixo. Basicamente, uma pinhole (também conhecida como "câmera estenopeica") capta a imagem através de um pequeníssimo furo e a transfere para a parede interna oposta (mas de cabeça para baixo).
As imagens produzidas por câmeras pinhole apresentam uma profundidade de campo quase infinita, ou seja: tudo está focado, mas o foco é suave em todos os planos da cena. Geralmente, uma pinhole menor resultará em imagens de melhor resolução.




Como montar sua própria câmera


Enquanto pesquisava, encontrei um guia super completo sobre o assunto: o
Guia Prático de Fotografia Pinhole, de Luciano de Sampaio. É dele que tirei algumas dicas para elaborar o tutorial abaixo.


Você precisará de:

  • 1 lata de leite em pó, achocolatado ou similar, vazia e limpa, com tampa plástica
  • 2 folhas A4 de papel-cartão preto
  • estilete/tesoura
  • fita isolante
  • agulha de costura (fina)
  • papel fotográfico preto e branco
  • martelo
  • 1 prego comum
Verifique se a lata que você transformará em câmera está bem limpa, sem resquícios de poeira em seu interior. Com martelo e prego, faça um furo na lateral da lata, um pouco para o lado da solda. Feito isso, recorte uma faixa de papel-cartão suficiente para dar a volta no interior da lata, cobrindo-a de alto a baixo (imagem ao lado).

Na outra folha, recorte um círculo um pouco menor que o diâmetro da lata. Coloque a faixa de papel dentro da lata e fixe a ponta com fita isolante; depois faça isso com o círculo para tampar o fundo. Se o metal ficar aparente em algum ponto, cubra com fita isolante.

Para fazer a tampa da câmera, pegue a segunda folha e recorte um círculo que seja grande o bastante para cobrir toda a parte de cima da lata e cole-o na parte interna da tampa plástica.


Agora você já tem um recipiente impermeável à luz, só falta transformá-lo em uma câmera
de fato. Para fazer isso, pegue a agulha de costura e a lata já isolada. No ponto onde o metal foi furado com o prego, você notará que o papel-cartão cobre o buraco. Com a agulha, faça um pequeno furo no papel-cartão.

Sua câmera está quase pronta, faltam só mais duas coisas.


Primeiro, você precisa fazer um obturador. Isso permitirá que você escolha quando e por quanto tempo irá expor suas fotografias à luz. A forma mais fácil de fazer um obturador é pegar
uma pequena tira de fita isolante e colar na lata, tampando o orifício da agulha e o buraco do prego. Recomendo que você faça uma pequena dobra na ponta dessa tira para que tenha como puxar a fita ao fazer a exposição da foto.


A última coisa que falta para você sair fotografando é colocar o papel fotográfico dentro da câmera. Até agora, tudo o que você fez poderia ter sido feito à luz do dia sem problemas. Para carregar a câmera você precisa entrar no
laboratório e deixar apenas a luz segura ligada. 


Veja ainda: Como montar seu próprio laboratório para revelar fotos

Pegue o envelope do papel fotográfico, tire uma folha e corte-a no tamanho que desejar. Você pode fazer pequenas imagens, cortando pequenos retângulos de papel e colocando um de cada vez dentro da lata, fixando-os com fita isolante no revestimento interno; ou então recortar faixas grandes do papel fotográfico e usar a própria forma do papel para
mantê-lo no lugar. A primeira opção é mais econômica, mas talvez você seja obrigado a trocar o revestimento da câmera ocasionalmente, já que a fita isolante prejudica o papel.

Coloque a face fotossensível do papel voltada para o orifício. Agora sua câmera fotográfica ecológica está pronta


 

Tempo de exposição


Em
dias claros, com céu aberto e sem nuvens, bastam 15 segundos para que você tenha uma imagem exposta em sua lata. 



Imagem obtida através de câmera pinhole (Digital Shots Guide)
 

Feito isso, volte ao laboratório e revele o papel (siga as instruções nas embalagens do papel e dos produtos químicos para ver os tempos de tratamento em cada banho), e deixe-o secar (um truque: depois de algum tempo no último banho de água, tire a foto e grude-a numa parede de azulejos ou num espelho; ela deverá ficar ali até secar bem).


Enquanto uma foto está secando, você pode aproveitar para capturar outras imagens.
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".