quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dica de filme: Os Famosos e os Duendes da Morte

Amanhã (02/04) estréia o tão aguardado longa-metragem Os Famosos e os Duendes da Morte, dirigido por Esmir Filho. Portanto, se você ainda não tem um bom programa para o feriado e quer uma dica, pode aproveitar a folga para assistir o filme no cinema.

Ah, você ainda nem tinha ouvido falar do filme? A sinopse abaixo, do site
e-Pipoca, dá uma pista do que se trata:

"Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível."


O filme foi o grande vencedor do Festival do Rio 2009 e vem surpreendendo e conquistando a opinião da crítica especializada (
clique aqui e assista o vídeo com a opinião de Isabela Boscov, colunista da Veja). Para aqueles que reclamam que o cinema brasileiro quase sempre mostra o lado mais violento e sofrido do nosso país, essa é uma ótima chance de ver retratada essa outra face, mais delicada e sombria, que corresponde à realidade de parte da população.
O autor do livro que deu origem ao roteiro, Ismael Caneppele, também nasceu e foi criado na região - como todos os atores e o músico Nelo Johann, responsável pela trilha do filme. Ismael também atua no longa como Julian. "São cidades pequenas, onde não há nada nem ninguém próximo. Só o rio e o campo. Os cidadãos têm uma visão de mundo muito fechada, muito vinculada ao protestantismo, com rádios e jornais em alemão e na qual não se pode fazer nada diferente, porque o vizinho é seu inimigo", declarou o autor.


> E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

Pois então: o filme se passa em Lajeado, uma cidade que pertence ao Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. E creio que a maioria de vocês não sabe, mas eu nasci e morei lá até completar 20 anos (hoje eu tenho 23), quando deixei a cidade para estudar em Porto Alegre (e também por me sentir estranha e sufocada lá - quem assistir o filme talvez consiga entender).


Além disso, foi publicada recentemente na ShareMag uma entrevista que fiz com Tuane Eggers, a garota Jingle Jangle do filme. Ela falou sobre a participação no longa-metragem e sua ligação com a fotografia. Veja a entrevista completa aqui.
Foto: Tuane Eggers


> PARA SABER MAIS

Abaixo, os links de algumas pessoas que colaboraram com o filme (veja
aqui a lista completa dos colaboradores):
  • Esmir Filho - diretor e co-roteirista: twitter
  • Ismael Caneppele - autor do livro e co-roteirista / Julian: twitter / blog
  • Henrique Larré - "Mr. Tambourine Man": twitter
  • Tuane Eggers - Jingle Jangle: twitter / flickr
  • Nelo Johann - trilha sonora: twitter / myspace


Espero que vocês gostem da dica, e sintam-se livres para deixar seus comentários a respeito do filme. Bom feriado a todos ;)
.

Veja também: Dicas, Inspiração

8 comentários:

Carol disse...

To curiosíssima pra ver esse filme! Me deixou intrigada desde q ouvi falar sobre.
Quero só ver como q é Lajeado hehe

:*

Gabriel Nunes disse...

Eu tb tô bastante curioso para assistir. Vou ver se vejo nesse fianl de semana e comento falando o que achei.

abraço!

Carol disse...

Começa tentando com óculos fake de camelô... pelo menos se ñ gostar ñ foi disperdício! hehehe
bom feriado pra vc tbm :*

Leda Lucas disse...

Obrigada por compartilhar a informação.
Vi a entrevista e trechos do filme e já estava curiosa para ver. Mas, agora fiquei muito mais interessada.
Abraço.

Anônimo disse...

OPa fiquei curioso para assistir o filme. Ótima Dica.

Abraços

Uelton Gomes

ONG ALERTA disse...

Uma feliz páscoa e paz no seu coração!!!

Nessa disse...

Parece ter uma bela fotografia o filme...

Bjosss!

Jacksom Honorato disse...

oi adorei o blog ja to te seguindo

www.jacksomhonorato.blogspot.com

Postar um comentário