Destaques da exposição do fotógrafo Fernando Rabelo em Porto Alegre

Acontece hoje (11/05) a abertura da exposição do fotógrafo Fernando Rabelo (editor do blog Images&Visions) aqui em Porto Alegre. Para quem puder conferir, o evento começa às 19h na Aliança Francesa e fica em cartaz até o dia 05 de junho.

Bistrot no Marais

A cidade de Paris foi imortalizada em preto e branco nas lentes de fotógrafos franceses conhecidos mundialmente como Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau. Influenciado por esse olhar, de uma Paris humanista da segunda metade do século XX, Fernando Rabelo iniciou sua carreira aos quatorze anos na capital francesa, onde viveu durante a adolescência e tomou contato com as primeiras luzes da fotografia. Retratou a cidade no final dos anos setenta, onde realizou sua primeira mostra em preto e branco.

A exposição "Um Flâneur Brasileiro em Paris" conta com fotografias produzidas entre setembro de 2005 e junho de 2006, período em que o fotógrafo residiu novamente na França, e mostra o olhar de Fernando sobre uma Paris popular e cosmopolita, desvendando becos, ruas, igrejas, pontes e personagens da cidade.

Mulher na janela

O termo flâneur se refere àquele que caminha tranqüilamente pelas ruas, observando cada detalhe, sem ser notado, sem se inserir na paisagem, sempre à espera do momento mais propício, de uma luz particular. A Curadoria da exposição está a cargo da pesquisadora Teresa Bastos e o texto de apresentação é assinado pelo escritor Alcione Araújo. A mostra já foi exibida em 14 capitais brasileiras.

“Como flâneur, pude não só retratar Paris a partir de ângulos inusitados, como experimentar outra relação entre o tempo e a imagem fotográfica, houve momentos em que passava o dia flanando e voltava para casa sem nenhuma imagem. No dia seguinte, eu retornava aos mesmos lugares e realizava as fotografias, onde eu podia esperar pacientemente o melhor momento, a melhor luz, o instante mágico”, conta Rabelo. Para ele, a possibilidade de fotografar sem tempo determinado foi fator decisivo para o resultado das fotografias que integram a exposição.


Foire a la brocante

Durante mais de vinte anos Fernando Rabelo atuou como fotojornalista, tendo trabalhado para os mais importantes jornais brasileiros. “Na imprensa diária, a relação tempo/foto é completamente diferente da proposta do flâneur”, declara.

A idéia surgiu a partir de estudos de Rabelo sobre a importância do "olhar estrangeiro" na história da fotografia francesa. Desde a segunda metade do século XIX, após o surgimento do daguerreótipo, a contribuição dos estrangeiros enriqueceu a fotografia de Paris. Vindos de várias partes do mundo, eles transformaram a cidade luz na "capital da fotografia mundial".


Não é de se estranhar que em várias épocas surgiram por lá tantos profissionais vindos de Nova York, Berlim, Budapeste, Roma, Amsterdã, entre outras. Artistas consagrados como André Kertézs, Germaine Krull, Robert Capa, Brassaï, Man Ray deixaram uma extensa e representativa obra fotográfica tendo Paris como cenário. A sábia inocência do "olhar estrangeiro" lhes permitiu melhor captar e eternizar momentos inesquecíveis na história da fotografia universal de Paris, uma das cidades mais fotografadas do mundo, fonte de inspiração permanente para cineastas, fotógrafos, pintores, poetas, escritores e simples anônimos.


A proposta de Fernando é tentar expressar em imagens a poesia do cotidiano da cidade, permeada por momentos de extrema beleza estética retirados a partir do simples olhar diante do banal. Olhar a metrópole "de fora", como estrangeiro, mas não como turista e testemunhar seu movimento. Esse foi seu grande desafio.


Caminhada à beira do Rio Sena


Onde?
Aliança Francesa
Rua Doutor Timóteo, 752 - Porto Alegre

Quando?
de 12 de maio a 5 de junho de 2010
de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".