Os 13 erros mais comuns na hora de fotografar

A sabedoria de alguns truques na hora de fotografar pode resultar na diferença entre uma imagem insossa ou inesquecível. Contudo, também é importante ter conhecimento do que devemos evitar no momento em que estamos compondo a cena.

É essencial conhecer seu equipamento para poder identificar quando se trata de um erro humano ou se o problema consiste numa falha técnica (imagem: Richard Photo Lab)
Não existe "certo" e "errado" na fotografia - o que temos são alguns aspectos que podem ser aperfeiçoados, a fim de comunicar ao espectador com maior clareza qual é o assunto retratado. Entretanto, as imagens deste artigo são apresentadas dessa forma para fins didáticos, como um modo de fixar as dicas com bom humor - de acordo com a proposta da Gawno Magazine, que as publicou originalmente.

1 Para fotografar cachoeiras ou chafarizes, posicione-se contra a fonte de luz e obtenha um resultado deslumbrante.


2 Vai ter fogos de artifício? Programe-se: vale chegar um pouco mais cedo para escolher um local com boa vista do espetáculo.


3 Quando retratar ações, escolha um ângulo que as deixe compreensíveis a todos (e não apenas para você, que tirou a foto).



4 Ao retratar crianças, posicione-se ao nível delas - preferencialmente à altura dos olhos.


5 Óculos? Pense duas vezes antes de ativar o flash.


6 Evite objetos alinhados com a cabeça do sujeito. Peça para o retratado ir um pouco para o lado, ou mova-se de maneira que o objeto estranho fique fora do enquadramento ou distante do sujeito.


7 Certifique-se de que o sol esteja atrás de você / iluminando o assunto da foto. Caso contrário, o resultado será uma silhueta.


8 Em dias de tempo desfavorável à luminosidade, corrija o valor de exposição e aumente o ISO para compensar.


9 Tenha em mente que um ângulo pode evidenciar o volume do objeto; será a diferença entre 2D e 3D, e talvez fique mais interessante do que uma fotografia frontal.


10 Objetos arquitetônicos podem ser afetados por uma aparente distorção em relação a sua forma original.


11 Aproxime-se do sujeito: é possível captar o cenário num bom retrato.

12 Cores estranhas? Ajuste manualmente o WB (white balance).


13 Por fim - mas longe de ser o item menos importante: na maioria dos casos, o equipamento adequado é capaz de transformar e dar um upgrade na ideia inicial, ampliando magnificamente suas possibilidades.

Reprodução/Amazon



Se prestarmos atenção a esses pequenos detalhes, fica mais fácil obter resultados mais satisfatórios com as imagens finais.

Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

2 Comments:

Anônimo disse...

OLA elen, sempre acompanho o blog pois as dicas são simples e práticas.. gostaria de comprar imã câmera melhor, você tem algum modelo para indicar?
GLAUCIA

debora ellen disse...

Olá, Glaucia

Agradeço por seu comentário! Fico feliz que tenha gostado do blog.

Em relação à sua pergunta: eu utilizo uma câmera bem velhinha da Panasonic, que não é essa do link pois já saiu de linha; ela é boa e tira ótimas fotos, mas como é uma digital das antigas, faz vídeos de qualidade baixíssima. Por isso, penso em adquirir uma câmera DSLR assim que possível, e pelo excelente desempenho e custo-benefício que tenho observado ao longo dos anos em amigas que trabalham com esse equipamento, escolhi essa Canon Rebel - nessa época, muitas lojas estão com produtos em ofertas que compensam muito, com itens pela metade do preço e parcelamentos.

Mesmo para uso privado e amador, é bom ter uma câmera com melhores possibilidades...