Com este truque simples, fica fácil ajustar o foco

Como conseguir um efeito similar ao dessa foto? Ou destacar algo em uma cena que possui vários objetos diferentes, posicionados a distâncias variadas?

Imagem: Camila Marinello Jacometti
Nas câmeras compactas, o processo de ajuste do foco é totalmente automatizado. Na frente do corpo da câmera existe um dispositivo que emite raios de luz infravermelha; eles batem no objeto focalizado e voltam para um sensor localizado logo abaixo do emissor infravermelho. 

Com base nos reflexos, a máquina calcula a distância do objeto e ajusta o foco de maneira adequada. 
 

Saiba o que fazer para ajustar o foco de sua câmera

Certas câmeras permitem alguns ajustes manuais no que se refere à distância focal; na minha Sony DSC W-830, é possível selecionar as seguintes opções:

Multi AF: distribui o ajuste do foco pela cena inteira, de acordo com 9 pontos de medição
AF central: focaliza a parte central da cena, que fica entre [ ]
AF spot: baseia o foco num pequeno ponto da cena
0.5, 1.0, 3.0, 7.0 metros: o foco é ajustado de acordo com a distância em metros do objeto a ser fotografado
: focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos interessantes posicionados a uma distância muito grande)

Imagem: Coding Alone
Claro que não será possível desfocar completamente o fundo como na foto acima - até porque esse efeito só é possível com uma D-SLR; mas você poderá evidenciar o objeto que desejar (e não aquilo que a câmera determinar no "modo automático").


Um pequeno truque pode te ajudar

Digamos que seu sobrinho venha visitá-lo por uns dias e conhecer melhor a cidade em que você mora. Você o levará para passear e, já que tem uma câmera, vai querer tirar algumas fotos para guardar como lembrança.

Em certa altura do passeio, você decide fotografá-lo próximo a um grande monumento ou edifício. Observe o exemplo abaixo: a escadaria e o resto do cenário ocupam a maior parte do enquadramento - e devido ao ajuste automático feito pela câmera, a pessoa retratada ficou desfocada, quase irreconhecível.

Foto: Vinil Filmes  
Como garantir que tanto seu sobrinho como o monumento fiquem nítidos na foto? Enquadre seu sobrinho de forma que fique entre os [ ], pressione o botão disparador até a metade e segure; feito isso, emoldure a foto do jeito que você desejar.

Esta dica vale para qualquer objeto que você queira deixar nítido: o inseto da primeira foto, um carro em movimento, uma pessoa em meio a varias outras, etc.


Quais equipamentos oferecem os melhores ajustes?

Se você já possui uma câmera DSLR ou SLR, uma lente adequada pode trazer resultados impressionantes para suas imagens. A 50mm é facilmente encontrada para todas as marcas de câmeras, e em geral, é uma lente de preço acessível.

Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM

A objetiva EF 50mm EOS F1.1.4 USM da Canon é uma lente de comprimento standard com excelente qualidade e portabilidade. A sua abertura máxima F1.4 a torna muito eficaz em situações de pouca luz e capaz de fornecer pouca profundidade de campo. É extremamente útil em situações de pouquíssima luz, como por exemplo, uma peça de teatro, um espetáculo, etc.

Lente Nikon AF-S FX NIKKOR 50mm f/1.8G

A AF-S NIKKOR 50mm f / 1.8G lente de Nikon é uma alternativa atraente para o clássico 50mm f / 1.4 lente 'normal' para todos os dias filmando com uma câmera FX ou 35 mm.

O bom da lente 50mm é que não tem distorção nas imagens que ela faz, por isso é muito usada em ensaios fotográficos de um pessoa ou até mais, com aberturas de 1.8 a 2.8 para um efeito muito interessante de desfoque.
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

1 Comments:

Anônimo disse...

Olá Ellen! Vocêe sabe se é possível acoplar uma lente dessas em cameras simples?


Dayanne Passos