Entenda o balanço de branco (white balance/WB)

Fotografia é luz: o sensor registra a luminosidade refletida pelos objetos que estão sendo fotografados. E para capturar as cores dos objetos, nossa câmera depende de certos ajustes especícicos para cada tipo de iluminação (luz natural, fluorescente, etc). É esse o papel do White Balance (balanço de branco ou WB).


Nossos olhos reconhecem quase que imediatamente o que é branco sob diferentes formas de luminosidade, mas nossa câmera digital geralmente tem dificuldades para fazer essa distinção - por isso, não aconselho você a deixar o WB no modo automático.

Exemplo de ajuste incorreto de WB: a foto está azulada
O ajuste incorreto do WB pode causar efeitos indesejados em suas fotos: elas podem ficar esverdeadas, azuladas, amareladas ou brancas demais. Claro que em certas situações você pode desejar criar uma foto com uma aparência quente ou fria e utilizar esse recurso; por isso, é importante que você conheça bem o WB de sua câmera - ou correrá o risco de estragar suas lembranças daquela viagem que foi tão boa.

Saiba quais são os símbolos e funções do WB

Ajuste automático: a câmera faz alguns ajustes automaticamente de acordo com a luminosidade do ambiente. Como eu já disse, não é aconselhável utilizar esse modo pois a sua câmera talvez não consiga fazer o melhor ajuste sempre.

Flash: se você pretende utilizar flash, utilize esse modo. O WB será calculado levando-se em conta a luz emitida pelo disparo do flash. É mais aconselhado para fotos noturnas.

Luz do dia: ideal para fotografar sob a luz do sol. Também pode ser utilizado em paisagens à noite.

Dia nublado: como o próprio nome já diz, selecione esse modo para dias nublados. Esse ajuste também pode ser utilizado para fotografias feitas em um dia de sol mas na sombra (algumas câmeras possuem um símbolo específico chamado "sombra"; se sua câmera não o possui, utilize a opção "dia nublado" quando fotografar à sombra).

Tungstênio: é utilizado quando a iluminação é feita por lâmpadas incandescentes (amareladas). Tome cuidado se você fotografar com esse ajuste sob a iluminação das lâmpadas da rua: se forem muitos focos de luz, a foto poderá sair borrada.

Fluorescente: algumas câmeras possuem mais de uma opção de ajuste para fluorescentes. Teste qual deles é mais adequado para você, pois sua foto poderá ficar com uma aparência lavada (branca demais).


Descobrindo o melhor ajuste para sua câmera


Agora cabe a você testar todas as possibilidades de ajuste que sua câmera oferece. Acima, listei os conceitos básicos para compreender o WB ou balanço de brancos - mas quem disse que você não pode fotografar um jardim florido sob a luz do sol com a opção tungstênio e obter um resultado interessante?


Conheça sua câmera e o modo como ela reagirá a cada tipo de iluminação. Dessa forma, você evitará erros como o que foi cometido na foto acima. Aqui você pode conferir vários testes feitos com ajustes e iluminações diferentes.


Será que minha câmera permite o ajuste manual de WB?

Se você possui uma câmera ou smartphone adquirido na última década, provavelmente é possível realizar manualmente o balanço de brancos - em geral, essa opção é oferecida num menu específico, cujo nome costuma ser WB, white balance ou balanço de brancos (imagem acima). Trabalhar com a luz e o ajuste correto é tão importante, que existem alguns livros e e-books que abordam exclusivamente esse assunto.

Dependendo de qual seja o seu objetivo com a prática fotográfica, pode compensar a realização de um investimento no equipamento adequado. Duas câmeras com excelentes opções de WB são essas:


Reprodução/Amazon
"Bom preço por um ótimo produto! Ela usa uma technologia que manipula a quantidade de luz que ela capta, permitindo tirar umas fotos em situações muito interessantes!" - Daniel

Câmera Canon EOS Rebel T6 com 18-55mm

Reprodução/Amazon
"O produto é excelente e atendeu minhas necessidades em satisfação plena. O recomendaria a todas as pessoas interessadas em câmera digital. A satisfação se estende também ao atendimento da Amazon!! Parabéns! Obrigada!" - Edna Leite
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".