quinta-feira, 22 de abril de 2010

XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia

Post expresso hoje, só para divulgar essa idéia para quem tiver interesse (porque essas coisas ainda são muito menos divulgadas do que deveriam). Eis o que foi publicado no site do Ministério da Cultura:

Por meio do Prêmio Marc Ferrez, a Funarte difunde e fomenta a reflexão e a produção artística no campo da fotografia. Em 2010, a premiação contemplará 36 pessoas físicas que queiram desenvolver projetos inéditos. Cada uma delas receberá até R$ 40 mil. As propostas devem estar relacionadas a uma das três categorias a seguir: projetos de pesquisa, experimentação e criação em linguagem fotográfica; documentação fotográfica ou registro das transformações do cotidiano na sociedade; produção de conhecimento por meio de apoio ao pensamento crítico e teórico. As inscrições vão até o dia 24 de maio de 2010.

Para maiores informações, leia o edital do prêmio.



(special thanks to @todachuva)

>>>Ler artigo completo

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dica de filme: Os Famosos e os Duendes da Morte

Amanhã (02/04) estréia o tão aguardado longa-metragem Os Famosos e os Duendes da Morte, dirigido por Esmir Filho. Portanto, se você ainda não tem um bom programa para o feriado e quer uma dica, pode aproveitar a folga para assistir o filme no cinema.

Ah, você ainda nem tinha ouvido falar do filme? A sinopse abaixo, do site
e-Pipoca, dá uma pista do que se trata:

"Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele, conta a história de uma cidade em que cada um de seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível."


O filme foi o grande vencedor do Festival do Rio 2009 e vem surpreendendo e conquistando a opinião da crítica especializada (
clique aqui e assista o vídeo com a opinião de Isabela Boscov, colunista da Veja). Para aqueles que reclamam que o cinema brasileiro quase sempre mostra o lado mais violento e sofrido do nosso país, essa é uma ótima chance de ver retratada essa outra face, mais delicada e sombria, que corresponde à realidade de parte da população.
O autor do livro que deu origem ao roteiro, Ismael Caneppele, também nasceu e foi criado na região - como todos os atores e o músico Nelo Johann, responsável pela trilha do filme. Ismael também atua no longa como Julian. "São cidades pequenas, onde não há nada nem ninguém próximo. Só o rio e o campo. Os cidadãos têm uma visão de mundo muito fechada, muito vinculada ao protestantismo, com rádios e jornais em alemão e na qual não se pode fazer nada diferente, porque o vizinho é seu inimigo", declarou o autor.


> E O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?

Pois então: o filme se passa em Lajeado, uma cidade que pertence ao Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. E creio que a maioria de vocês não sabe, mas eu nasci e morei lá até completar 20 anos (hoje eu tenho 23), quando deixei a cidade para estudar em Porto Alegre (e também por me sentir estranha e sufocada lá - quem assistir o filme talvez consiga entender).


Além disso, foi publicada recentemente na ShareMag uma entrevista que fiz com Tuane Eggers, a garota Jingle Jangle do filme. Ela falou sobre a participação no longa-metragem e sua ligação com a fotografia. Veja a entrevista completa aqui.
Foto: Tuane Eggers


> PARA SABER MAIS

Abaixo, os links de algumas pessoas que colaboraram com o filme (veja
aqui a lista completa dos colaboradores):
  • Esmir Filho - diretor e co-roteirista: twitter
  • Ismael Caneppele - autor do livro e co-roteirista / Julian: twitter / blog
  • Henrique Larré - "Mr. Tambourine Man": twitter
  • Tuane Eggers - Jingle Jangle: twitter / flickr
  • Nelo Johann - trilha sonora: twitter / myspace


Espero que vocês gostem da dica, e sintam-se livres para deixar seus comentários a respeito do filme. Bom feriado a todos ;)
.

>>>Ler artigo completo