Use o método KonMari para organizar sua vida digital

O método de limpeza e organização KonMari, introduzido pela japonesa Marie Kondo em 2011 com o lançamento de seu livro A Mágica da Arrumação, virou série da Netflix e o hype é grande. O programa já é um dos mais assistidos na plataforma de streaming e também um dos mais comentados em redes sociais, com muita gente declarando todo seu amor pela guru oriental da organização doméstica pelo fato de que seu método transformou suas vidas cotidianas.
Caso você ainda não saiba, esta é Marie Kondo

O método KonMari se baseia em jogar fora tudo o que não é essencial para sua vida, mantendo apenas o que é verdadeiramente útil ou o que nos faz felizes. E nada de começar a organização hoje, ficar cansado e continuar amanhã: a ideia é separar um dia da semana para que você consiga iniciar a arrumação e terminar tudo no mesmo dia, mantendo a organização nos dias seguintes, claro, para que a casa não volte a ficar uma bagunça. Para isso, Marie Kondo organiza tudo por categorias, desde peças de roupas similares, que ficam na mesma gaveta, até utensílios de cozinha, com aqueles da mesma categoria permanecendo juntos.

A ideia, ainda, é eliminar muita coisa que você não precisa de verdade. Então, que tal aplicar o método da japonesa também na vida digital? Dessa maneira, o Ajuste o Foco em parceria com o CanalTech elaborou um guia para organizar suas suas caixas de e-mail, pastas no computador, aplicativos no celular e redes sociais.

Organizando e-mails com o método de Marie Kondo

Como Marie Kondo detesta acúmulo de papéis, já que, além de bagunçar as gavetas, eles "não inspiram alegria", que tal transportar o conceito de se livrar de papéis inúteis para as caixas de e-mails? Considere a caixa de entrada como uma pasta temporária, um local de passagem de mensagens, e não um catálogo de e-mails que você precisa guardar.
Os serviços de e-mail permitem criar pastas e subpastas. No caso de e-mails de trabalho, por exemplo, você pode criar uma subpasta para cada projeto, mantendo toda a comunicação no devido lugar. E-mails de confirmação de cadastro e assinaturas, como este da Apple, podem ir para a lixeira
Então, que tal criar pastas para cada categoria necessária, como, por exemplo, "trabalho", "família", "faculdade" e assim por diante? Dentro de cada uma dessas pastas principais, você pode criar subpastas com nomes de projetos do trabalho, nomes de clientes e fornecedores, assuntos relacionados a grupos de estudo, etc., tudo para que sua caixa de e-mails não se torne um cenário caótico e desesperador. 

Aproveite a organização para deletar absolutamente tudo o que não for realmente necessário e, assim, ainda liberar um bom espaço em seu armazenamento.

Arrumando pastas do computador e área de trabalho

Um desktop entupido de ícones pode dar até dor de cabeça naquele seu colega  organizado, quando ele bate o olho em seu computador.
Diz aí se uma área de trabalho limpinha não dá uma sensação de paz?
E mesmo que você não se importe com uma área de trabalho "entupida" de coisas, seguindo os preceitos do método KonMari, que tal rever tudo o consta no desktop, deletar o que já não precisa mais guardar, e direcionar o que vai manter para as devidas pastas? Lembre-se de criar categorias e subcategorias para que seus arquivos nunca mais fiquem desorganizados!

Selecionando aplicativos no celular com o método KonMari

O mesmo vale para os apps de seu smartphone. Algumas pessoas têm tantos apps instalados, sem organização alguma, que só conseguem localizar rapidamente o app que precisa ao usar a ferramenta de busca do sistema.
Se você criar pastas de acordo com as categorias de cada app e movê-los para as pastas devidas, sua vida certamente ficará mais fácil. Ainda, no processo de organização, você pode (e deve!) deletar aqueles apps que você baixou por curiosidade e que raramente abrirá novamente (o que inclui vários joguinhos e editores de fotos, com certeza).

Dando um trato nas redes sociais

Lembrando que Marie Kondo diz para você manter apenas o que traz alegria, o que faz você se sentir bem, que tal aplicar essa ideia também para as redes sociais? E não estamos só falando de parar de seguir contatos que apenas reclamam o dia todo ou só postam coisas negativas: também estamos falando para você repensar o uso de cada plataforma.
https://amzn.to/2G3vj9U
Se toda vez que abre o Facebook, por exemplo, você se sente mal depois de rolar o feed algumas vezes, talvez isso seja um sinal de esta rede social não faz bem para sua saúde mental. Então, caso não possa dar unfriend nas pessoas negativas (por talvez trazer consequências chatas no mundo real, como aquele fatídico "por que você me deletou?"), talvez seja o caso de você acessar menos vezes a rede social, ou ainda, em uma medida mais extrema, deletar o seu perfil e se ver livre, de uma vez por todas, de tanta negatividade.
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".