Dicas para fotos incríveis em Preto & Branco


Eu adoro fotografias em preto e branco - na verdade, acho que quase todo mundo adora. Uma fotografia em preto e branco pode transmitir um ar de mistério e coisa antiga, causando uma curiosa sensação de nostalgia ao espectador.



Imagem: Rawpixel

Com esse efeito você pode conseguir imagens impactantes e dramáticas, mas para isso não basta apenas passar o ajuste da câmera de colorido para preto e branco; claro que você terá que fazer isso, mas também é preciso estar atento a outros pequenos detalhes.

É possível transformar fotografias coloridas em PeB através do
Photoshop ou outros programas de edição de imagens, mas é sempre recomendável fazer o ajuste diretamente na câmera. E também não é qualquer fotografia que deve ser transformada em preto e branco - na verdade, muitas imagens até ficariam sem-graça sem as cores.


Mas então, quando devemos optar pelo preto e branco? E em quais elementos devemos prestar atenção ao fotografar com esse efeito?

Fotografar em cores ou em preto e branco?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer: qual será a vantagem de registrar a cena que estou vendo em preto e branco? Se o cenário oferece formas interessantes e poucas cores, talvez seja melhor investir no PeB; mas se você está fotografando um jardim florido, PeB pode não ser a melhor opção.













Veja o exemplo acima: a foto colorida chama nossa atenção diretamente para a flor (não apenas por estar no centro do enquadramento, mas pela vibrante combinação de cores); já a foto da direita não nos mostra formas atraentes e os tons de cinza a deixam uniforme e "apagada". É um dos casos em que PeB não seria uma boa escolha.

Por outro lado, um cenário pode ganhar grande destaque quando escolhemos a opção preto e branco, destacando elementos que seriam neutralizados se a imagem fosse colorida.


Foto: Alin Ciortea
PeB é uma ótima opção quando o fundo é confuso e você quer destacar um objeto ou sujeito específico. Fotógrafos urbanos costumam utilizar esse recurso para atrair a atenção imediatamente para o assunto principal da foto, já que as ruas das grandes cidades costumam ser movimentadas e multicoloridas.

Retratos também podem ficar mais interessantes em preto e branco. Nesse tipo de fotografia, o que vale mesmo é ousar: você pode fotografar com flash, contra o sol, etc; basta prestar atenção em certos pormenores (veja detalhes no próximo tópico).


Usando as formas para compor cenas em Preto e Branco


Como aqui as cores não estarão presentes, você precisará prestar mais ateção a formas e contrastes.
Enfim, coisas que seriam secundárias numa foto colorida acabam se tornando fundamentais quando fotografamos em preto e branco.

Foto: Pedro Meyer
As dicas de composição utilizadas para fotografar em cores são tão válidas aqui como seriam em outros casos, mas devemos estar atentos a sombras, contrastes entre claro e escuro, texturas - ou seja: tudo o que possa formar algum ponto de interesse na foto. É apenas uma questão de treino, acredite: logo você notará esses detalhes instantaneamente.

Dias nublados e com pouca luminosidade são ótimos para fotografar em PeB, pois sombras e outras alterações ficarão mais evidentes. Observe como existem diferentes tonalidades na imagem abaixo, tanto no céu como na grama - isso não seria possível em um dia de sol pleno.


Foto: zwartwitfotografie

Se você pretende fotografar paisagens em um dia ensolarado, escolha um momento em que a luz do sol estiver incidindo lateralmente (antes das 7h e depois das 16h são bons horários).


Melhores ajustes para fotografar em preto e branco

Você pode usar e abusar dos recursos que sua câmera oferece: flash, ajuste de brilho, tempo de exposição... teste tudo o que for possível para saber o que mais irá lhe agradar.



Foto: Sonnenaufgang
Mas uma coisa vale como regra geral: utilize baixos valores de ISO. Quanto maior o valor do ISO, maior é o ruído, e issopode ser percebido claramente em fotografias PeB.



Câmeras perfeitas para fotos em preto e branco


Câmera DSLR Canon Powershot G5 X

Reprodução/Amazon
A Câmera Canon PowerShot G5X possui sensor CMOS tipo 1.0 com resolução 20.2 MP e processador DIGIC 6, o que proporciona imagens mais nítidas e ricas em detalhes. É prática e pode ser levada em bolsas ou mochilas. Apresenta tela LCD TFT de 3.0” sensível ao toque e giratória, que se adapta às necessidades do usuário, além de conectividade Wi-Fi, Bluetooth e NFC para acessar e transferir dados para dispositivos compatíveis de forma rápida e simples.

Câmera Digital Semiprofissional Canon Powershot Sx530hs

Reprodução/Amazon


Câmera digital compacta com flash embutido e zoom óptico 50x, zoom digital 4x e zoom combinado 200x com estabilizador óptico de imagem. 


(+) Bônus!

Veja aqui uma inspiradora seleção de fotos em PeB feita pela Smashing Magazine!
Compartilhar via Google+

Sobre debora ellen

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".

0 Comments: