sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Texturas

Textura - uma das palavras que mais vi por aí, soltas ao acaso em sites e blogs de fotografia, pelo Flickr... confesso que nunca me ative a esse tema a ponto de aprofundá-lo. Mas a curiosidade acabou me levando a pesquisar um pouco sobre isso, e o resultado é este pequeno post.

 

Enfim: textura é o que nos permite imaginar como é a superfície que estamos vendo nas fotos - como se pudéssemos sentir o material do qual ela é feita. 


> ÁRVORES, FLORES E FOLHAS 

Mesmo morando em centros urbanos, sempre é possível dar uma volta e encontrar, logo ali, diversas opções de árvores, folhas, galhos, flores para fotografar. Flores secas, folhas viçosas, galhos emaranhados... basta um passeio até a pracinha da esquina para constatar como é grande a variedade.

Foto: Tuane Eggers 


> METAL 

Do aço frio de um garfo pousado sobre a mesa à ferrugem de um velho navio encalhado, também temos várias opções. Observe as vigas de um ginásio, o traçado das grades ao longo da calçada, as rodas de uma bicicleta, etc.




> PEDRAS 

Preciosas, afiadas, polidas, brutas: pedras. Até mesmo uma trilha de pedregulhos pode guiar o olhar do observador para um ponto de interesse em sua foto.

Foto: Batikart 


> MADEIRA 

A mesa do seu escritório, troncos de árvores enfileiradas ao longo de um lago, raízes, lenha em brasa, lascas...


Foto: Brandon Christopher Warren 


> TIJOLOS E PARALELEPÍPEDOS 

Talvez essa seja a mais pop dentre as texturas. Muros e tijolos estão por toda a parte, basta dar uma olhada através da janela. Além disso, as linhas da junção dos tijolos com o cimento podem criar formas geométricas e padrões interessantes.


Foto: Joep R. 


> TINTA 

Podemos aproveitar desde a cremosidade da tinta molhada até as bolhas e ranhuras que se formam quando ela começa a envelhecer.
.

Veja também: Composição, Inspiração

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ellen

Eu tenho obeservado bastante textura de tijolos, gera uma imagem bem interassante.

O post sobre o histograma ficou bem elaborado, tirou bastante minhas dúvidas

Abraços

Uelton Gomes

David disse...

Oba!

Anônimo disse...

Qual seria o tipo de lente que se usa para essas fotos? Sou iniciante na fotografia, e fotos com textura me interessam muito.

Postar um comentário