quarta-feira, 5 de maio de 2010

Fotografando ambientes internos

Por mais que um ambiente interno esteja bem iluminado, nem sempre as fotografias ficam boas. A maioria das reclamações que vejo por aí diz respeito à tonalidade das imagens, que fica muito diferente do ambiente que vemos ao vivo: ou ficam amareladas, ou ficam pálidas demais; e muitas vezes, o flash só piora a situação, deixando o ambiente um tanto artificial.


Se prestarmos atenção a alguns detalhes, dá sim para conseguir fotos internas decentes - e melhor: sem depender da luz cegante do flash das câmeras automáticas.


> ILUMINAÇÃO

Primeiramente, desligue o flash da sua câmera. A proposta inicial é que façamos o possível para aproveitar a luz ambiente (melhor ainda se ela for natural): caso haja luz natural suficiente para iluminar bem a cena, sem precisar acender nenhuma luz, ótimo.

Durante o dia, abra todas as janelas e portas para permitir que a luz natural ilumine o ambiente. Se você perceber que apenas essa luz não basta para deixar o cenário nítido, acenda uma lâmpada ou abajur - teste todas as opções que você tiver disponível (veja o exemplo abaixo, com mais de uma fonte de iluminação).


Se ainda assim a cena ficar escura, não resta opção a não ser recorrer ao flash. Certamente a foto sairá nítida e o ambiente será bem retratado, mas é provável que as sombras resultantes disso pareçam mais duras do que pareceriam sob outro tipo de iluminação.


> ISO

Como a iluminação em ambientes internos geralmente é mais fraca que a luz disponível ao ar livre, você precisará ajustar um valor de ISO mais alto. A lógica é a seguinte: quanto menos luz disponível, maior será o valor do ISO que você irá selecionar. Só evite usar o valor máximo que sua câmera oferece, pois quanto maior o valor do ISO, mais ruído a imagem terá. (ruído é aquele monte de pontinhos coloridos que aparecem na foto de uma parede lisa, por exemplo)

Se você não sabe qual valor ISO utilizar, pode tomar estes como base:

  • 100 ISO para sol bem forte

  • 200 ou 400 ISO para ambientes internos com luz + flash

  • 400 ISO para dias nublados

  • 800 ou 1600 ISO para fotos internas ou sob holofotes
Para capturar imagens de movimento o ideal é utilizar 400 ISO ou mais. Isso congelará a ação e evitará que a foto saia borrada.

Foto: Santinha



> AF ILLUMINATOR

A tradução de AF illuminator é algo como iluminador auto-foco. É aquela luzinha vermelha disparada para que a câmera calcule a distância de você até o assunto que pretende fotografar, e isso ajuda no ajuste do foco. O AF illuminator é ideal para fotografar em ambientes pouco iluminados ou completamente escuros

Ao ativar o AF illuminator, as chances do assunto da foto sair desfocado diminuirão. Claro que também é possível resolver isso de outra forma, caso sua câmera não possua esse recurso ou você simplesmente não queira usá-lo: ajuste a distância do foco manualmente (veja aqui como fazer isso), ou faça uso da luz do flash.

Aliando o iluminador AF ao flash, você conseguirá estender o alcance do foco quando houver pouca luminosidade disponível. Ou seja, se apenas com o flash sua câmera conseguiria fotografar nitidamente um objeto que está a três metros de distância, com o auxílio do AF illuminator o alcance poderá chegar a quatro ou cinco metros.


> ATENÇÃO PARA OS DIFERENTES TIPOS DE LUZ ARTIFICIAL


Quando falei sobre o White Balance, lembrei como esse detalhe é capaz de arruinar o resultado final de qualquer imagem. Já que estou falando muito em iluminação artificial, vale lembrar que a maioria das câmeras oferece diferentes tipos de ajuste para lâmpadas fluorescentes e de tungstênio.

As lâmpadas fluorescentes são projetadas para fornecer luz difusa discreta. Portanto, são boas para fotografar em preto e branco. Compare a cena que você vê com a que aparece na tela de LCD da câmera para chegar ao ajuste mais adequado à situação - é a melhor maneira de alcançar o tom que você procura.

as lâmpadas incandescentes emitem uma luz mais amarelada, o que transmite às imagens a sensação de calor.


Veja também: Flash, ISO, Luminosidade, Ruído, WB

4 comentários:

Carol disse...

Adorei as dicas Ellen!
Sempre achei um problemão fotografar em ambientes internos :~

bjinhos!!!

roger disse...

gostei das dicas mas gostaria de ver dicas para camera digital, se houver ... valeuu

Everton disse...

Oi guria!!

Qto tempo! Por onde andas que não se comunica +?

Abcs e mande noticias.
Fico no aguardo. Bj

Stefane disse...

Só tenho a agradecer,, minhas fotos estão melhorando cada dia mais com as dicas...abço!

Postar um comentário