5 passos para fotografias noturnas perfeitas

De modo geral, paisagens urbanas tornam-se fotograficamente mais interessantes ao cair da noite. Edifícios cuja arquitetura passaria despercebida durante os dias coloridos revelam sua outra face sob a iluminação artificial dos postes e faróis dos carros.



A noite revela novos tons e possibilidades, mas tenho certeza que muitos de vocês já tentaram conseguir imagens noturnas com uma câmera automática e o resultado deixou muito a desejar... não é mesmo? Sei que eu já me frustrei muuuitas vezes, e justamente por isso resolvi falar um pouco sobre o assunto neste artigo.


> O QUE VOCÊ VAI PRECISAR?


Antes de mais nada, é preciso ter um cuidado especial com a segurança. Quem mora numa cidade grande sabe que as ruas ficam ainda mais perigosas à noite, e é sempre importante estar precavido. Convide alguns amigos para lhe acompanhar e evite andar por regiões desertas. Parece meio óbvio falar disso, mas é fácil nos distrairmos quando estamos fotografando - e alguém pode aproveitar a oportunidade para nos surpreender. Não custa prevenir, portanto.


Quanto ao equipamento, certifique-se antecipadamente que a bateria da câmera esteja com a carga completa e o cartão de memória funcionando adequadamente (não sei se isso acontece com vocês, mas meu cartão de memória é meio temperamental e já me deixou na mão algumas vezes). Se você tiver um tripé, leve-o junto: é praticamente impossível conseguir fotos noturnas nítidas sem apoiar a câmera em algum lugar estável. Ah, e uma lanterna e alguns pedaços de papel celofane coloridos podem ser bem úteis (veja abaixo por que).


> AO CAIR DA NOITE


Um bom horário para fotografar é pouco antes do cair da noite (na "hora mágica", mais precisamente), quando o céu ainda está levemente iluminado pelo sol e é possível avistar o contorno das construções no horizonte; ao mesmo tempo, a luz gerada pelos postes e faróis dos carros já se faz presente, e o contraste entre os diferentes tipos de iluminação resulta em imagens fantásticas, algo urbano com um certo ar bucólico.


Aproveite esse momento para conseguir imagens que incluam o céu no enquadramento.


> DEPOIS QUE A NOITE CAI


Se sua câmera oferece controle manual do tempo de exposição... sorte sua! Você pode conseguir muitas imagens interessantes com esse recurso: dá para captar o "rastro" dos faróis dos carros, deixar nítido um cenário que ficaria escuro com um tempo de exposição baixo, e muito mais. Outra coisa interessante para se fazer com esse recurso é aliá-lo à luz de uma lanterna: durante o tempo em que a lente estiver exposta, você pode iluminar partes específicas de uma cena; assim, cria-se um jogo de claro e escuro e você destaca apenas o que quiser.


Caso você escolha usar a lanterna como iluminação auxiliar, é válido levar também alguns recortes de papel celofane de diversas cores, para testar um visual diferente no resultado final das imagens. Lembre-se também de que, ao contrário do flash – que ilumina uma área grande e de maneira relativamente uniforme – a lanterna serve principalmente para ressaltar detalhes e causar efeitos dramáticos.


Geralmente é melhor deixar as lâmpadas artificiais de fora do enquadramento, mas dá para aproveitar suas luzes e o contraste claro/escuro numa rua, por exemplo. Se você enquadrar as lâmpadas, a foto pode ficar superexposta e o resultado será ofuscado pela claridade excessiva.


> ISO


E que valor de
ISO escolher para esse tipo de foto? O ideal é utilizar um valor mais baixo (entre 200 e 400), para evitar a formação de pontos coloridos nas imagens. Caso sua câmera não permita o ajuste manual do ISO, fotografe com a maior qualidade disponível nas configurações; assim você poderá tratar a imagem posteriormente para corrigir possíveis falhas da máquina.


> (+) BÔNUS!


Se você seguiu todas as dicas mas ainda assim acha que o resultado não está bom... caaalma! Fotografia noturna não é algo simples e também não existe uma fórmula infalível que você possa seguir e acertar rapidamente. É preciso ter paciência, tentar várias vezes, errar muito para começar enfim a acertar. Não desista: uma vez que você persistir e descobrir como conseguir o melhor de sua câmera à noite, tudo começará a melhorar ;)

.

Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".