terça-feira, 19 de janeiro de 2010

4 técnicas para treinar e desenvolver sua capacidade de observação

Quando não podemos investir muito em equipamento, o que nos resta a fazer é focar a atenção em questões que dependam mais do nosso próprio esforço que de recursos materiais. Você sabe: o que faz de alguém um bom fotógrafo não é apenas a qualidade ou quantidade de equipamentos que utiliza, mas sua capacidade de observar e perceber as coisas de forma diferente.

Mesmo com uma câmera automática barata é possível inovar, registrando situações cotidianas sob uma ótica diferenciada. E para provar que isso é possível, já mostrei aqui no blog o trabalho de
fotógrafos profissionais que utilizam equipamento amador - e também abordei o tema nas páginas da revista eletrônica ShareMag.

Courtney Love fotografada por Terry
Richardson, que utiliza câmeras automáticas


A capacidade de observação é o que dá personalidade às fotos. Se você parar para observar trabalhos fotográficos comerciais nas páginas de qualquer revista, perceberá que certas idéias são transmitidas - muitas vezes não é apenas o produto que está sendo mostrado, mas sim um ponto de vista que o faz parecer mais agradável. E é por isso que muitas vezes compramos mais a idéia do que o produto propriamente dito. Só estou falando disso porque também é possível fazer o mesmo com nossas fotos: mesmo que não tenhamos nada a vender, dá para transmitir nossas idéias e impressões através de imagens.

Desenvolver a capacidade de observação demanda tempo e boa-vontade, mas apenas com treino você conseguirá perceber os resultados - tenha um pouquiiinho mais de paciência. As quatro técnicas abaixo são voltadas especialmente para o desenvolvimento da observação. À primeira vista você pode achar que se tratam de técnicas repetitivas e um tanto chatas, mas vai perceber que sua atitude por trás da câmera irá mudar naturalmente.


> ANÁLISE


Escolha um objeto qualquer e coloque-o sobre uma mesa ou alguma outra superfície plana e neutra. Observe-o atentamente durante cerca de
cinco minutos. Mas nada de ficar parado em frente ao objeto pensando: "ok, já vi isso tantas vezes que não é nenhuma novidade... e só se passou um minuto!"; por exemplo, se você escolher uma maçã, preste atenção ao seu formato: ela é redonda ou irregular? Tem muitas estrias? É grande, pequena ou média - e em comparação com o que? Note a textura, a cor, o brilho... Parece velha ou nova - e o que a faz parecer assim? Parece saborosa?

Foto: Alex Jonatan Ventpap

Pergunte-se tudo que for possível acerca do objeto, até que não sobre mais nenhuma pergunta a ser feita. Observando por tanto tempo, você conseguiu montar alguma história envolvendo o objeto? Pensou em como poderia utilizá-lo para contar algo ao espectador?


> PERSPECTIVAS DE ESCAPE


Escolha outro objeto inanimado e coloque-o sobre uma janela. Com sua câmera, teste várias perspectivas e distâncias focais durante 15 minutos.


Certas câmeras permitem alguns ajustes manuais no que se refere à distância focal; na minha Sony DSC W-120 dá para selecionar as seguintes opções:

  • Multi AF: distribui o ajuste do foco pela cena inteira, de acordo com 9 pontos de medição
  • AF central: focaliza a parte central da cena, que fica entre [ ]
  • AF spot: baseia o foco num pequeno ponto da cena
  • 0.5, 1.0, 3.0, 7.0 metros: o foco é ajustado de acordo com a distância em metros do objeto a ser fotografado
  • : focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos interessantes posicionados a uma distância muito grande)

Pergunte-se o que os diferentes ângulos podem expressar: um novo ângulo é capaz de transmitir certos estados de espírito e sentimentos? Use a luz de todas as formas possíveis - dê preferência à luz natural.


> AVALIE O LOCAL


Antes de começar a tirar as fotos, reserve alguns minutos para avaliar o local. Pergunte-se qual parte pode transmitir determinada sensação e por que (a chave para tudo está no questionamento).
Se você já tiver em mente que tipo de foto quer registrar, ficará mais fácil: procura por algo dramático ou alegre, delicado ou profundo?

Foto: Roel Alaniz

Veja a imagem acima: o céu alaranjado do final do dia refletido na poça nos transmite um ar dramático, de solidão. Em geral, a luz difusa do amanhecer e do anoitecer é ótima para criar composições dramáticas.


> TIRE FOTOGRAFIAS MENTAIS

Quando começamos a perceber a fotografia de outra forma, é normal que vejamos cenas dignas de serem registradas em todo lugar - mesmo quando nossa câmera não está por perto.
Essa forma de pensar contribui imensamente para o desenvolvimento da observação. E mais: você pode começar a prever certas coisas, estando preparado para registrar momentos únicos que duram poucos instantes. Force sua capacidade de observação: analise a cena e tente prever o que virá em seguida.

Ao aprimorar sua capacidade de observação, você estará apto a combinar os elementos que o cercam a seu favor, a fim de organizá-los e utilizá-los para reforçar sua narrativa.

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Veja também: Dicas, Fotógrafos famosos, Técnica

17 comentários:

Anônimo disse...

Observação em fotografia e um ponto muito importante. Tenho treinado muito a capacidade de observação e tenho tentado perceber as coisas de um modo diferente. Toda vez que encontro uma cena que acho interessante e estou sem minha câmera falo " Nossa essa cena daria uma boa foto".

Parabéns pele ótimo post! Abraços!!

Uelton Gomes

Tiago Dias disse...

Olá, tudo bem?!

Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) - http://www.siteatied.blogspot.com/ - e eu estava navegando pelo diHITT quando encontrei o seu blog e percebi que você me segue na comunidade. Eu o achei muito interessante e qualificado. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu para a Troca de Banners que irá beneficiar a ambos, pois desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas.

Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Banners com o Blog ATI&D, adicione o meu Banner, que você poderá encontrar na página inicial do Blog ATI&D, na página inicial do seu blog e envie um e-mail como resposta. Em seguida irei adicionar o seu Banner na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

O Blog ATI&D tem PageRank 4 e isso irá beneficiá-lo bastante. Tínhamos fechado o departamento de Troca de Banners, mas estamos com planos de abrir e fechar parcerias somente com blogs profissionais assim como o seu.

Desde já agradeço sua análise, decisão final e aguardo o seu retorno.

Caso não esteja interessado em uma parceria para Troca de Links ou Troca de Banners, não precisa responder este e-mail.

Grato.

Ellen D.B. disse...

É isso aí, Uelton: quando passamos a pensar dessa forma, tudo fica mais fácil. (adorei suas fotos no Flickr!)

Edilberto Florencio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edilberto Florencio disse...

Creio que fotografia seja sobretudo olhar, o olhar de quem fotografa, e isso equipamento nenhum pode exercitar, ou melhorar.
O exercício da observação aprimora esse olhar, aguçando a sensibilidade.
E como estamos exercitando esse olhar o tempo todo, no mundo que nos cerca, não dá pra não ser pego de surpresa sem a camera na mão pensando: "Essa cena daria uma bela foto!"

Parabéns pelo post e sobretudo pelo blog!

Augusto disse...

Praticamente, o básico para se fotografar!
(não sou fênix, mas renasci das cinzas) AUHuhAhuAhuAuhAUH

Ótimo post! :D

Nessa disse...

Amei esse blog! De verdade! Eu sou apaixonada por fotografia! Li vários posts daqui já e amei as dicas, principalmente da luz e do questões que eu ignorava como o iso...rsrs
Vou praticar mais!

Bjosss!

Ellen D.B. disse...

Pessoal, agradeço a todos pelos comentários - de coração (=

Um beijo, queridos!

Anônimo disse...

Sobre as configurações que você descreveu das opções de foco, ressalto que também alteram a maneira que a máquina fará a fotometria (leitura de luz).
* Multi AF: A máquina tenta localizar entre 9 pontos diferentes o foco e tenta deixar o equilíbrio do histograma balanceado.
* AF central: você pode definir onde quer que o foco esteja apontando o [ ] para o objeto, fazendo o pré-foco (meio botão pressionado) depois faz a composição e termina de pressionar o botão.
* AF spot: além do foco, a máquina se preocupa apenas na fotometria do ponto indicado, não importando se terá superexposição ou subexposição no restante da cena.
No mais é isso mesmo que você comentou, principalmente na parte de observação onde pra cada lugar que olhar, já começar a imaginar que enquadramento ficaria melhor uma foto ali.

Ellen D.B. disse...

Obrigada pelo complemento, caro Anônimo ;)

Flavia Paródia disse...

Oi curto muito seu blog e também tenho um pequeno blog sobre fotografia, nnao grande como seu mais voltado para amadores e ontem postei uma materia daqui do seu blog sobre foto preto e branco indiquei seu blog lá no meu e gostaria de saber se posso fazer isso mais vezes.
Adoro seu estilo de escrever é fácil de entender e com muito profissionalismo. Obrigada.

Pathy Lopes disse...

Ellen, sua linda! (olha a intimidade!!!)

Muito obrigada pelo comentário! :)

Quero dizer mais uma vez que seu blog é fantástico e me ajuda muiiito. Além das suas fotos serem espetaculares!!

Muito sucesso.
PAZ

Criativo de Galochas disse...

Dicas interessantes para quem está começando a fotografar. Parabéns!

Flavia Paródia disse...

Oi Helen obrigada pela visita. Eu adorei seu blog e vejo nele muito do que meus leitores querem aprender. Sempre que puder vou indicar seu blog. Beijos

banner disse...

Parabens! pelo blog
No intuito de prestar um serviço interessante a todos
indico esse site para divulgação gratis
banner-brasil.com

.¢oringa' disse...

Parabéns pelo blog e pelo post.!!! sensacional as dicas, sou fotógrafa amadora (bem amadora) na verdade oqe me move é a paixão pelo congelamento de momentos.!!!
fantástica sua forma de ver e dar dicas sobre técnicas fotográficas. parabéns mesmo.!

Ellen D.B. disse...

Muitíssimo obrigada, .¢oringa'. Agradeço a todos que acompanham o blog e reservam um tempinho para deixar um comentário (=

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