4 dicas infalíveis para criar um um bom avatar

Nos últimos anos, as redes sociais vêm se multiplicando e assumindo um papel importante na vida de muita gente. Twitter, Orkut, Facebook, MySpace, Last.fm, Blogger... tudo chega até nós com uma velocidade impressionante - mas não é só a velocidade que impressiona: a cada minuto temos à disposição um volume de dados colossal, e mesmo que tivéssemos toda a boa-vontade do mundo, jamais conseguiríamos assimilar tanta coisa. Assim sendo, temos pouco tempo para analisar atentamente o perfil de outras pessoas e empresas disponíveis nessas redes; muitas vezes acabamos ficando mesmo é com a impressão que nos é transmitida através do avatar (ou você vai me dizer que nunca entrou no perfil de alguém só porque a foto lhe chamou a atenção?).

Mas o que fazer para conseguir um avatar que transmita algo sobre você àqueles que não o conhecem? No que você deve prestar atenção na hora de tirar uma fotografia para ser usada como avatar?



> PREENCHENDO A CENA


O principal segredo de um bom avatar? Simplicidade. A menos que você faça questão, não há necessidade de incluir nada além de você mesmo no enquadramento. Muita informação numa mesma cena pode deixar o avatar confuso, ou talvez ele fique incompreensível em tamanho pequeno (lembre-se que uma imagem genial em tamanho grande pode ficar simplesmente feia quando reduzida) . Como eu disse acima, pouca gente tem tempo (e paciência) para analisar atentamente uma imagem - os poucos segundos que alguém dedica para observar nossa foto podem fazer toda a diferença.

Foto: istanbulmike



Foto: Randy

Observe a imagem acima: à primeira vista, ela até pode parecer uma boa imagem para ser usada como avatar. Mas ainda que o foco esteja no sujeito, o fundo apresenta muitos elementos. Veja abaixo a versão reduzida: é ou não é um avatar confuso?



> EXPLORE OS ÂNGULOS


Modelos profissionais sabem aproveitar muito bem os ângulos para conseguir boas fotos - e nada impede que você também faça uso desse recurso. Não existe uma fórmula pronta, ou um ângulo mágico: você precisará testar. Fotografe com a câmera acima de você, abaixo... tente todas as opções possíveis, até achar o ângulo ideal para o seu caso!


Foto: Jessie Shipe
.

Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".