quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ShareMag 04

Quem vem acompanhando o Ajuste o Foco já está acostumado: a cada dois meses eu anuncio o lançamento de uma nova edição da revista eletrônica portuguesa ShareMag. Em sua 4ª edição, a revista apresenta um layout reformulado, lembrando um pouco o formato das publicações impressas.

Capa da nova edição da ShareMag (clique para ampliar)

Eu tenho colaborado com a revista desde sua segunda edição, através da seção "O Movimento Inverso"; nesta edição, falo um pouco sobre o trabalho da fotógrafa Nan Goldin (página 8). Confira um trecho do artigo:

Ao longo de três décadas (do final dos anos ’60 até meados dos ’90), Goldin capturou as reações humanas frente a uma época marcada por novas descobertas tecnológicas, exageros de todos os tipos e pela idolatria do eu. Certos críticos atribuem à Nan Goldin a glamourização do uso da heroína (o chamado look heroin-chic do final dos anos ’80), e também a identificam como precursora do estilo de vida grunge.

Muitas das fotografias de Nan Goldin são de fato snapshots, mas a maioria apenas
parece ser snapshot. Ao observarmos suas imagens, sentimos como se realmente estivéssemos diante de um álbum de família: fotos com cantos ofuscados, super-expostas, mal enquadradas, blocos de cores salientes. Tais características ligariam seu nome ao movimento conhecido como Snapshot aesthetic, que pretendia retratar a vida da forma mais crua possível, “como ela realmente era”.

Clique aqui para ler o resto do artigo e visualizar a 4ª edição da ShareMag na íntegra. Abaixo, algumas fotos de Nan Goldin.

Smoky car (New Hampshire, 1979)

Self-portrait in the mirror (Belmont, 1988)

Greer and Robert on the bed (Nova York, 1982)

Para acompanhar o blog da revista, clique aqui.

Veja também: Inspiração

2 comentários:

Canal Adobe Photoshop disse...

Eu leio a revista desde a edição 2 e tneho gostado bastante.
Parabéns pelo seu trabalho e dos seus companheiros.

abraços

Ellen D.B. disse...

Obrigada, Jean (=

Postar um comentário