Técnicas fotográficas avançadas: preto e branco

Eu adoro fotografias em preto e branco - na verdade, acho que quase todo mundo adora. Uma fotografia em preto e branco pode transmitir um ar de mistério e coisa antiga, causando uma curiosa sensação de nostalgia ao espectador.

Foto: Sonnenaufgang

Com esse efeito você pode conseguir imagens impactantes e dramáticas, mas para isso não basta apenas passar o ajuste da câmera de colorido para preto e branco; claro que você terá que fazer isso, mas também é preciso estar atento a outros pequenos detalhes.

É possível transformar fotografias coloridas em PeB através do
Photoshop ou outros programas de edição de imagens, mas é sempre recomendável fazer o ajuste diretamente na câmera. E também não é qualquer fotografia que deve ser transformada em preto e branco - na verdade, muitas imagens até ficariam sem-graça sem as cores.

Mas então, quando devemos optar pelo preto e branco? E em que devemos prestar atenção ao fotografar com esse efeito?


> CORES OU PRETO E BRANCO?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer: qual será a vantagem de registrar a cena que estou vendo em preto e branco? Se o cenário oferece formas interessantes e poucas cores, talvez seja melhor investir no PeB; mas se você está fotografando um jardim florido, PeB pode não ser a melhor opção.














Vejamos o exemplo acima: a foto colorida chama nossa atenção diretamente para a flor (não apenas por estar no centro do enquadramento, mas pela vibrante combinação de cores); já a foto da direita não nos mostra formas atraentes e os tons de cinza a deixam uniforme e "apagada". É um dos casos em que PeB não seria uma boa escolha.

Por outro lado, uma fotografia colorida que não tem nada de mais pode vir a ser algo fantástico em preto e branco.


Foto: Alin Ciortea

PeB é uma ótima opção quando o fundo é confuso e você quer destacar um objeto ou sujeito específico. Fotógrafos urbanos costumam utilizar esse recurso para atrair a atenção imediatamente para o assunto principal da foto, já que as ruas das grandes cidades costumam ser movimentadas e multicoloridas.

Retratos também podem ficar mais interessantes em preto e branco. Nesse tipo de fotografia, o que vale mesmo é ousar: você pode fotografar com flash, contra o sol, etc; basta prestar atenção em certos pormenores (veja detalhes no próximo tópico).


Foto: Pedro Meyer


> FORMAS

Como aqui as cores não estarão presentes, você precisará prestar mais ateção a formas e contrastes.
Enfim, coisas que seriam secundárias numa foto colorida acabam se tornando fundamentais quando fotografamos em preto e branco.

Não que você deva descartar as dicas de composição utilizadas para fotografar em cores (de forma alguma!). Elas são tão válidas aqui como seriam em outros casos, mas devemos estar atentos a sombras, contrastes entre claro e escuro, texturas - ou seja: tudo o que possa formar algum ponto de interesse na foto. É apenas uma questão de treino, acredite: logo você notará esses detalhes instantaneamente.


Dias nublados e com pouca luminosidade são ótimos para fotografar em PeB, pois sombras e outras alterações ficarão mais evidentes. Observe como existem diferentes tonalidades na imagem abaixo, tanto no céu como na grama - isso não seria possível em um dia de sol.


Foto: zwartwitfotografie.com

Se você pretende fotografar paisagens em um dia ensolarado, escolha um momento em que a luz do sol estiver incidindo lateralmente (depois das 16h é um bom horário).


> AJUSTES


Você pode usar e abusar dos recursos que sua câmera automática oferece: flash, ajuste de brilho, tempo de exposição... teste tudo o que for possível para saber o que mais irá lhe agradar.


Mas uma coisa vale como regra geral: utilize baixos valores de ISO (clique aqui para saber o que é e quais são os valores do ISO). Quanto maior o valor do ISO, maior é o ruído, e issopode ser percebido claramente em fotografias PeB.



(+) BÔNUS!


Veja aqui uma inspiradora seleção de fotos em PeB feita pela Smashing Magazine!
.
Share on Google Plus

Sobre another db

Professora e escritora, amante de verde e tecnologia