terça-feira, 15 de setembro de 2009

Monte seu próprio laboratório para revelar fotos

Há alguns dias eu falei sobre câmeras pinhole e montei um tutorial para explicar como fazer uma dessas. Se você ainda não tinha feito sua câmera só porque não tinha onde nem como revelar suas fotos, agora não tem mais desculpa: mostrarei hoje como montar seu próprio laboratório!

Laboratório fotográfico tradicional

Não é algo tão simples, mas também não é nada impossível: com um pouquinho de dedicação, qualquer um que não esteja familiarizado com esse tipo de processo conseguirá montar um laboratório e revelar suas fotos sem problemas. Se você tiver um amigo que também pretende fotografar com uma câmera pinhole, vocês podem dividir os custos com material e montar um único laboratório para revelar todas as fotos.


> VOCÊ PRECISARÁ DE...
  • um ambiente (de preferência um banheiro) onde a entrada de luz possa ser vedada
  • lona preta, blackout ou algo do tipo (para isolar a luz)
  • revelador para papel fotográfico
  • fixador para papel fotográfico
  • 4 bacias plásticas (não deverão ser usadas para armazenar alimentos depois disso)
  • 1 luminária para lâmpada incandescente
  • 1 lâmpada incandescente fraca (pode ser 40W)
  • papel celofane vermelho
  • fita isolante
  • 1 folha de papel-cartão preto
O ambiente escolhido para realizar o processo não precisará servir como laboratório para todo o sempre. A lona ou blackout (que pode ser encontrado em lojas de tecidos) podem ser colocados e retirados quando você desejar.

O revelador e o fixador você encontra em lojas de equipamentos fotográficos, ou até mesmo em
laboratórios express de marcas como Fuji e Kodak. Locais que vendem filmes fotográficos tradicionais provavelmente oferecem esses produtos também, e você deve conseguir comprar tudo com cerca de R$20,00.

Os demais itens você deve ter em casa, ou os encontra facilmente em qualquer supermercado (exceto o papel celofane e o papel-cartão, ambos à venda em gráficas).



> MONTANDO SEU LABORATÓRIO


Para começar a montar o laboratório, isole o ambiente que você escolheu: cubra as janelas e frestas da porta com lona preta ou
blackout. Feche a porta, apague a lâmpada, e veja se a luz consegue entrar por algum ponto. Se forem pontos pequenos, cubra-os com fita isolante; se forem frestas maiores, ajeite a lona de forma a encobri-las.

Como o papel fotográfico não é muito sensível ao espectro vermelho da luz, a luminária servirá para que você não fique completamente no escuro dentro do laboratório enquanto trabalha. Para montar a lâmpada de segurança, faça um cone com o papel-cartão (a parte mais larga deve ficar um pouco afastada da lâmpada e a parte mais fina deve envolver o soquete). Ligue a lâmpada e passe fita isolante em qualquer ponto onde a luz escape do cone. Depois, dobre a folha de celofane vermelho algumas vezes (para que filtre melhor a luz), e fixe-a com fita adesiva ou elástico ao cone (imagem à esquerda).


> REVELANDO AS FOTOS


Coloque as quatro bacias lado a lado (se você estiver fazendo isso num banheiro, poderá substituir uma das bacias pela pia), prepare as soluções de acordo com as instruções das embalagens dos produtos químicos, e posicione-as da seguinte forma:


1) revelador


2) banho de água com vinagre


3) fixador


4) banho de água


O tempo de permanência do papel fotográfico em cada solução é indicado na embalagem dos produtos químicos. Para revelar a imagem, abra sua câmera de lata dentro do laboratório escuro, apenas com a luz de emergência acesa. Retire o papel fotográfico de dentro da câmera e mergulhe-o em cada uma das soluções, prestando muita atenção ao tempo de espera. Feito isso, tire sua foto de dentro da última solução e grude-a numa parede de azulejos ou num espelho; ela deverá ficar ali até secar bem.


Pronto! Agora você tem um laboratório fotográfico improvisado, onde poderá revelar imagens em papel fotográfico preto e branco.
.

Veja também: Investimento

15 comentários:

Everton VG disse...

Oi!!

Está aí a prova que existem muitas outras coisas que podem ser feitas em um banheiro. Ótima dica, parabéns pela pesquisa.

Augusto M. Garrucho disse...

Agora só falta fazer a pinhole! Sem chance de reclamar... :~

Renata de Aragão Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata de Aragão Lopes disse...

Que ideia tentadora!
Só me faltam tempo e espaço! (risos)

Um beijo,
doce de lira

Sérgio Carvalho disse...

É bom ver que há quem ainda invista tempo no analógico! vale bem a pena. Parabéns pelo blogue.
Não há nada como fotografar com película :)

Ellen D.B. disse...

Pois é, Sérgio, percebo que o número de pessoas que começam a se interessar pela fotografia analógica está crescendo cada vez mais... e fico feliz de ver isso (=

Fênix disse...

Esse laboratório dá pra revelar fotos coloridas? DO que precisaria de diferente para revelá-las?

Ana Carolina Brant disse...

ola! gostaria de saber qual é o processo para tambem ampliar as fotos, no caso de fazer a revelaçao em filme, sem ser o papel fotografico usado na pinhole.
obrigada!

Anônimo disse...

Muito bom, já tive experiencia com este tipo de trabalho em fotografia na faculdade, "ARTES" agora devo retornar.


Abraços, Décio

Mariana Gonçalves disse...

gente, mas isso revela o negativo? como faço o positivo da imagem em casa?

Sarah Elisa disse...

Olá gostaria de saber onde encontrar o papel fotográfico para a revelação. Moro em cidade pequena então não encontro. Pesquisei na internet, porém só encontro papel fotográfico para impressão! Tá difícil seguir com meu projeto! =/
se puder me enviar a resposta por email ficarei agradecida!
sarah_elisagomes@hotmail.com

Pdr - KbSa disse...

olá,

ok, com essa dica vc pode revelar o filme, mas e ampliar? como faz para tirar do negativo e botar no papel?

Anônimo disse...

Só revela fotos em preto e branco ?
como faço pra revelar fotos coloridas ?

sonia maria ramos da silva soninha disse...

Mande uma resposta pelo email ou aqui mesmo.

sonia maria ramos da silva soninha disse...

Eu quero o papel fotográfico para tirar fotos com minha câmara escura de lata, contudo aqui na minha cidade eu não encontro.Onde eu posso encontrar?

Postar um comentário