quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais dicas para ajustar suas fotos no Photoshop CS3

Hoje conto novamente com a colaboração de um autor convidado aqui no Ajuste o Foco: o Jean Carlo, do Canal Adobe Photoshop.









> EFEITO DUOTONES


Eu gosto muito de aplicar o efeito Duotone em fotografias, e neste tutorial vou mostrar como você pode aplicar este efeito para deixar suas fotografias com uma tonalidade belíssima e com aquela "pitada" de nostalgia. Esse efeito fica muito interessante em fotografias de carros, praias, estradas, etc.

1 -
Abra a fotografia. Em seguida, iremos deixar a fotografia no modo Tons de Cinza (Imagem / Modo / Tons de Cinza). Clique em Descartar (Discard) para descartar as cores da fotografia.


2 - Vá em: Imagem / Modo / Duotones. Clique no menu Tipo e escolha Duotônico. Uma dica valiosa é usar cores mais claras para as luzes e mais escuras para as sombras. Usaremos um Azul Marinho em Tinta 1 e um Azul Claro em Tinta 2.

Note que ao lado da cor existe um quadrado com um traço diagonal. Ele funciona como a caixa Curvas, e você pode clarear ou escurecer partes da fotografia. Clique no quadrado para abrir a janela de configuração.



3 - Na janela Curva Duotônica, vá mexendo na linha de curva tonal. Quando estiver satisfeito, clique em OK. Repita o processo na outra cor.


Resultado Final:


Outro exemplo:



> DICA

Você pode usar as cores que quiser e as configurações de curvas duotônicas da maneira que achar melhor. Faça testes, experimente várias cores, e você conseguirá imagens lindas.


Créditos da fotografia:
Auburnxc




> Para conhecer melhor o trabalho do Jean Carlo, visite o Canal Adobe Photoshop.
.

Veja também: Photoshop

5 comentários:

Augusto M. Garrucho disse...

Efeito interessante para personalizar as cores no efeito, e não apenas usar o botão "Sépia" ou "P/B" da maioria dos visualizadores de imagem! :)

Canal Adobe Photoshop disse...

Pois é Augusto. A vantagem de usar esse recurso, é que você tem mais controle sobre a imagem.

abraços

Ricardo disse...

pooo valeu ai
nem sei mecher direito no photoshop.
mais eh interessante
abraço

Jean Carlo disse...

Ricardo,para quem gosta de fotografia, é sempre bom conhecer alguns recursos do Photoshop.

abraços

Leonardo disse...

Ótima dica, realmente realça bastante qualquer foto. Abraço.

Postar um comentário