O realismo fantástico da fotógrafa Francesca Woodman

Foi por puro acaso que me deparei com as fotografias de Francesca Woodman. Achei-as profundas e intrigantes, e comecei a pesquisar um pouco mais sobre a vida da fotógrafa. Qual foi a grande surpresa? Uma carreira relativamente curta: Woodman cometeu suicídio aos 22 anos de idade.

Ela se tornou conhecida por suas fotos em preto e branco, que têm como tema principal o corpo e retratam ela própria e outras mulheres em cenários melancólicos e sombrios.


[untitled] (1977-78)


> BIOGRAFIA DE UMA BREVE EXISTÊNCIA

Filha e irmã de artistas, Francesca nasceu em 03/04/1958 em Denver (Colorado - EUA). Começou a fotografar aos 13 anos, e logo adotou como padrão a utilização de filmes em preto e branco. Aos 17, ingressou na Rhode Island School of Design (RISD).


Algum tempo após seu ingresso na RISD, ela foi contemplada com o Programa de Honra da instituição - o que lhe permitiu estudar em Roma por um ano. Durante o período em que esteve na Itália (1977-78), Francesca costumava freqüentar a livraria e galeria Maldoror, especializada em livros de arte surrealista e futurista. Foi lá que ocorreu sua primeira exposição individual, e foi também o local onde ela começou a manter contato com um jovem grupo de artistas, que ficaria conhecido como a nova geração da Roman Transavanguardia.

Após voltar aos Estados Unidos e concluir seus estudos na RISD, Woodman se mudou para Nova York. Na tentativa de seguir adiante com sua carreira, ela enviou portfólios a vários fotógrafos de moda, mas não obteve nenhum retorno.


No verão de 1980, ela passou a ser uma artista residente da MacDowell Colony, em Peterborough (New Hampshire - EUA). No final daquele mesmo ano, ela cairia numa profunda depressão, causada pelo desapontamento com sua carreira fotográfica e pelo fim de um relacionamento amoroso.


Em 19/01/1981, Francesca Woodman pulou da janela de seu apartamento em Nova York. Seu primeiro livro
("Disordered Interior Geometrie") havia acabado de ser publicado, cerca de uma semana antes de sua morte.


> TRABALHOS

Estima-se que Francesca tenha deixado um legado com cerca de 800 fotografias e vídeos, dos quais apenas 120 já foram publicados em livros ou mostrados em exposições.


Muitas de suas imagens não possuem título, sendo identificadas somente pela data e local onde foram feitas. Abaixo, uma seleção que reúne algumas de suas fotografias mais famosas:


Self portrait at thirteen (1972-75)

[untitled] (1975-76)
Francesca aparece fantasiada como a Alice de Lewis Carroll


House #3 (Providence, 1975-76)

Sloan (março de 1976)

[untitled] (Roma, 1977-78)

[untitled] (1980)


Mais fotos de Francesca Woodman podem ser vistas aqui e aqui.
.


Compartilhar via Google+

Sobre another db

Technology made easy: dicas e truques para (re)aproveitar seu equipamento, tutoriais de fotografia e "faça você mesma".