sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FotoFlexer

A dica de hoje vai para quem não costuma utilizar Photoshop ou está usando um computador que não tem o programa instalado: um editor de imagens online muito bom, o FotoFlexer.


Claro que ele não oferece todas as ferramentas do Photoshop (daí seria pedir demais, né?), mas quebra o maior galho. O FotoFlexer oferece desde ajustes mais básicos até distorções e opções mais elaboradas - e o melhor: é rápido, fácil de usar e também está disponível em Português! E mais: se você criar um login (que é gratuito), poderá criar álbuns para armazenar e organizar suas fotos.


> CARREGANDO IMAGENS


O FotoFlexer oferece várias opções para fazer upload de imagens, mas algumas delas exigem que você seja registrado (caaalma: se você só quer trabalhar em uma foto que está salva em seu computador, não precisa fazer o registro). Você pode enviar fotos do seu computador, capturar imagens através do endereço URL, ou ainda sincronizar sua conta no Facebook, Flickr, Picasa e MySpace para ter acesso às imagens que estão hospedadas lá.




> EDITANDO


Após carregar a imagem que você deseja, será possível editá-la normalmente. Posicione o mouse sobre ela para que surja uma aba com algumas opções. Clique em Editar e você irá para a tela de edição, lembra um pouco a tela de edição de outros aplicativos do gênero.

Lá você encontrará oito abas diferentes, que reúnem diversas ferramentas e estão divididas da seguinte maneira:

Básico – contém ferramentas para seleção, recorte e posicionamento das imagens (girar, inverter). Aqui você também encontra as ferramentas para desenhar, apagar, preencher (balde de tinta) e capturar cor da imagem.

Básico

Camadas – esta aba representa uma grande evolução entre os editores online de imagens, pois você poderá usá-la para adicionar novas imagens àquela que já está editando, o que permite que sejam feitas montagens. Aqui você também poderá definir o nível de opacidade de suas imagens e definir a posição delas na colagem, agrupar, desagrupar e/ou fundir uma foto com as demais.

Camadas

Fáceis – nesta aba começam os aplicadores de filtros e efeitos que darão um visual todo especial às suas imagens. Eles são fáceis de usar: basta que você clique sobre eles para que sejam aplicados, instantaneamente.

Fáceis

Estilos – aqui você poderá definir um estilo para sua imagem e definir valores personalizáveis.

Estilos

Distorcer – como o próprio nome sugere, aqui você poderá distorcer suas imagens. Existem oito ferramentas de distorção divididas em cinco grupos: Torcer, Alargar, Afinar, Esticar e Encolher. Ao selecionar uma ferramenta, você também poderá definir algumas de suas características.

Distorcer

Embelezar – esta é a seção do FotoFlexer responsável por deixar suas fotos mais bonitas. Você encontrará aqui um recurso de auto-reparo, ferramenta para correção de olhos vermelhos, suavizar ou aguçar fotos, reparar manchas e remover imperfeições.

Embelezar

Decorar – nesta aba você pode dar um toque divertido à sua imagem. Além de criar cartões comemorativos, você pode também inserir figuras (estrelas, corações, caveiras, etc.), texto, balões de diálogo e molduras.

Decorar

Avançado – por fim, na última aba você terá acesso a ferramentas de edição um pouco mais complexas.

Avançado


> SALVANDO

Agora você pode salvar sua imagem. Clique em Salvar e uma nova janela será aberta. Além do próprio FotoFlexer, você poderá guardar sua imagem no Facebook, no Picasa ou no Flickr. Basta se conectar ao serviço através do FotoFlexer (como expliquei acima) e pronto.

Para salvar no seu álbum do FotoFlexer, apenas selecione o formato do arquivo e clique sobre ele, Salvar como JPG ou Salvar como PNG e pronto.

Salvando a imagem no FotoFlexer

Depois disso, é possível escolher entre enviar a foto por e-mail – Enviar Email com esta foto, baixá-la para o seu computador – Download, abrir seus álbuns – Álbuns de Fotos, ou então clicar em OK e voltar para a tela de edição.

Escolha o que fazer depois de salvar uma imagem



> CRIANDO ÁLBUNS

Para organizar melhor suas fotos editadas no FotoFlexer, você pode criar quantos álbuns quiser. Utilize o campo Ações do Álbum no canto direito superior da tela: será possível atualizar (1), criar (2), excluir (3) e, por fim, fazer o download do álbum completo (4).

Atualize, crie, exclua e faça download dos seus álbuns

Para mover fotos entre álbuns (e também para outros serviços que estiverem conectados através do FotoFlexer), posicione o cursor do mouse sobre a foto e então clique em Mover. Na nova janela foi aberta, escolha o álbum ou o serviço para qual deseja enviar a imagem.

Mova imagens entre álbuns e também para os demais serviços sincronizados com o FotoFlexer


Adaptado daqui.

.

Veja também: Dicas, Photoshop

4 comentários:

Canal Adobe Photoshop disse...

Boa dica Ellen. Eu costumo usar o Photoshop On Line ou meu Ps Portable. Mas vou deixar esse link favoritado. Vou testar depois e te dou a minha opnião.

abraços

lufotografias disse...

Excelente dica, Ellen!
Tenho o Photoshop, mas vou dar uma olhada no FotoFlexer!
Ótimo final de semana para você!
Obrigada!
Bjos

Carlos Andrade disse...

Oi Ellen! O FotoFlexer eh mesmo muito bom! Mais uma ótima dica que encontrei por aqui hehe (8

Jennny disse...

hello

Postar um comentário