segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Modelos brasileiras sem Photoshop

O fotógrafo Peter Lindbergh (aquele que fotografou as capas para a edição de abril da Elle francesa, sobre a qual eu falei por aqui) está à frente de um movimento internacional contra o abuso no uso de maquiagem e Photoshop. “A alteração das imagens teve um peso muito grande na forma como definimos visualmente as mulheres. Retoques excessivos não devem representar a mulher neste século”, disse ele em entrevista ao jornal americano New York Times.

Antes mesmo de conhecer o trabalho e o movimento lançado por Lindbergh, eu já havia escrito para a
edição #02 da ShareMag um artigo que falava sobre algo semelhante: a saturação causada pelo excesso de tecnologia dos últimos anos. Em meio a toda essa saturação, percebi dois movimentos que cada vez mais ganham força: fotógrafos profissionais que utilizam equipamento amador; e outros que utilizam câmeras profissionais, mas sem pós-edição de imagem.

Seguindo a tendência mundial popularizada por Lindbergh, a
Revista Época publicou fotos de Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Raica Oliveira e Luiza Brunet sem retoque algum. Vejamos algumas:

Isabeli ao natural

Foto de campanha publicitária, tratada com Photoshop

Isabeli Fontana deu sua opinião sobre o assunto: “Estão mexendo demais, deixando com cara de boneca de porcelana. A mulher não se sente confortável vendo essas imagens. Aquilo é inatingível. Me deixam mais sarada e sei que não tenho aquele pernão, por exemplo. Também me deixam sem linhas de expressão e aumentam a boca.”

Raquel de "cara limpa"

Perfeitinha, em anúncio da Versace

A gaúcha Raquel Zimmermann também não gosta de modificações excessivas: “Uma vez fiz uma campanha que, quando a vi pronta, pensei que tivessem colocado outra em meu lugar. Deixaram meu rosto totalmente diferente.”

Raica, em imagem sem tratamento

...e depois de alguns ajustes

Para Raica Oliveira,
“Quem é bonito é bonito sem maquiagem. A pessoa acorda sem precisar de retoque. Existem fotos tão modificadas que a modelo fica parecendo um robô, uma Barbie”, diz Raica. “É a tal da beleza perfeita, irreal, que cria problemas para quem quer ficar igual à que está na revista. Elas buscam a perfeição que não existe.”

Luiza, linda e sem retoques aos 47 anos


Em ensaio para uma revista brasileira

Fotos naturais não são novidade para Luiza Brunet: há alguns anos, ela e a filha Yasmin posaram para o fotógrafo Terry Richardson completamente nuas, sem maquiagem e sem tratamento de imagem. “Na minha geração, não tinha essa manipulação das fotos. As pessoas eram o que eram, mostravam sua beleza natural. Fiquei impressionada quando percebi que agora fazem tantos retoques. É um exagero, perde-se a personalidade, fica todo mundo parecido. Tenho 47 anos, tenho consciência disso e não preciso aparentar ser mais nova. Não tenho problema nenhum com meu corpo. Envelhecer é irreversível, e toda idade tem sua beleza. Sempre peço para não me deixarem com o corpo de uma menina de 20 anos.”
.

Veja também: Fotógrafos famosos, Inspiração, Photoshop

23 comentários:

Augusto M. Garrucho disse...

O luxo hoje em dia não é fazer fotos editadas, e sim fazer fotos naturais! Hahahaha...
Poucos os fotógrafos que fazem isso, não necessariamente o problema são as modelos. :P

lufotografias disse...

Realmente os retoques demasiados com o Photoshop parecem bonecas de porcelana!
A beleza natural é tudo!
Bjos,
Luka

Anônimo disse...

eu prefiro as mulheres naturais, que vehna com tudo esse movimento.

André disse...

Parabéns pelo blog! Muito legal, mesmo!

Mariana disse...

parece outra pessoa com photoshop,fica mt mais bonita

bj

Victor S. Gomez disse...

Prefiro a beleza natural, sem photoshop. Abraços

Rê(bonellinha) disse...

èéééé´ o que seria delas sem o tal photoshop!!!!

Abs

EAD/JOYCE disse...

Tudo bem usar em fotos p/ trabalho, mas legal é o natural.

Mau Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mau Santos disse...

Ai, ai... minha auto-estima até deu uma melhorada agora! rs...

africa em nos disse...

Olá Ajuste o Foco, boa tarde!


Somos a Assessoria de imprensa digital da campanha fotográfica África em Nós, criada pela Secretaria da Cultura de São Paulo, com a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

Estamos entrando em contato, pois seu blog foi altamente recomendado pela nossa equipe. Ficaremos grato ao retornar este e-mail para nós africaemnosoficial@gmail.com

Desde já, os nossos agradecimentos.



Assessoria África em Nós | http://www.africaemnos.com.br

Julie Maria disse...

Acho interessante todo este debate que deveria ser levado à midia...pois se as modelos não querem, se sentem mal, perdem a personalidade... quem ganha com isso? Vou começar a despertar fazendo o que eu posso no meu blog e no da minha prima

modaemodestia.wordpress.com
belezareal.wordpress.com

Obrigada pelo post!

Julie Maria

Ellen D.B. disse...

Fico feliz que você tenha divulgado o "movimento" em seu blog também, Julie.

Mara disse...

por isto é que hoje em dia não existe mulher feia,quer dizer fotos de mulheres,artistas feias,depois de passar por photoshop todas são lindas,é muito bom para nós simples mortais saber disso,porque poderiaamos até entrar em depressão se não soubessemos destes truques usados nas beldades da tv.

Anônimo disse...

ISSO AUMENTA A AUTO-ESTIMA DE QUALQUER MULHER

Anônimo disse...

a luisa brunet está com um pescoço que parece
um maracuja de gaveta, muito véia muito enrrugada e feia, deve consumir uma puta droga depois vai comer arroz integral e fazer academia

Anônimo disse...

Que diferença hein modelos.se nã fosse o photoshop, o que seria de vcs?.

Anônimo disse...

é melhor aprender photoshop do que correr atras das gatas...

DomeniK Lupin (Lobo) disse...

Como designer gráfico uma das primeiras coisas que aprendi foi a pegar leve no photoshop, tem gente que apela meeesmo nos "retoques"...
Sempre tento fugir dessa armadilha agora que também estou fotografando...

Anônimo disse...

Na verdade todas já são lindas ...
a maquiagem dá um colorido ...mas estas moças e a Luíza são mulhres bonitas e carismáticas ...pessoalmente dá para ver que são mais belas que com photoshop ...acreditem!

Anônimo disse...

me engana que eu gosto.........

Anônimo disse...

Nao existe mulher feia,quando se fala em fotoshopping,rsrsrs

Tiff Q. Skinnywood disse...

Gosto de maquiagem e de photoshop.
O problema é que não sabem dar limites para isso.
Acho lindo uma maquiagem caprichada e um photoshop para melhorar alguma coisa. Mas tudo em excesso acaba ficando horrivel, e acaba ficando pior para as proprias modelos, pq depois qnd as pessoas veem elas normal, ficam apavoradas.
Beleza natural tbm é muito importante.

Postar um comentário