quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mostra reúne expoentes da nova fotografia francesa no Santander Cultural

Mais uma dica para quem mora em Porto Alegre ou vai passar por aqui nos próximos meses: a exposição Reflexio: Imagem contemporânea na França, que está rolando no Santander Cultural. De acordo com Ligia Canongia, crítica de arte e curadora independente brasileira, um dos objetivos da mostra é “oferecer um panorama da nova fotografia francesa no âmbito das artes visuais contemporâneas”.

A mostra está ligada à programação oficial do
Ano da França no Brasil e reúne trabalhos de seis fotógrafos franceses: Catherine Rebois, Eric Rondepierre, Jean-Luc Moulène, Patrick Tosani, Suzanne Lafont e Valérie Jouve.

Patrick Tosani
e Catherine Rebois discutem a questão do corpo no universo da imagem - como enfrentar a presença da corporeidade num meio virtual por excelência, ou como inventar um corpo sem matéria, tão somente imagem e imaginação.


"Portrait double" - Patrick Tosani

Suzanne Lafont e Eric Rondepierre questionam a possibilidade da fotografia intervir sobre outros meios da cultura, re-propondo suas linguagens originais em outros termos. Ambos se alimentam do cinema como fonte. Rondepierre recorta, monta, estabiliza e modifica o fluxo do movimento no cinema. Suzanne Lafont constrói cenas dramáticas, em cliques fotográficos estáveis, mas com uma edição cinemática, ou seja, que se reporta à montagem tradicional dos filmes.

"Le site", de Eric Rondepierre

Jean-Luc Moulène e Valérie Jouve investigam a realidade banal da vida cotidiana, quer pela análise da vida nas grandes metrópoles - nos seus refugos ou nos seus luxos, quer nos produtos da publicidade, ou ainda no comportamento e expressões humanas do dia-a-dia anônimo e errático.

"Easy-Jet Girl (Berlin)", de Jean-Luc Moulène

Onde?
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro

Quando?
A partir de 24 de abril de 2009
Terça à sexta: das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 11h às 19h


Entrada franca


Mais detalhes podem ser vistos no site do
Santander Cultural.
.

Veja também: Exposições

1 comentários:

Catarino disse...

São belas fotografias. A arte tem que ser estimulada.
Vim conhecer seu blog atendendo seu convite.

Postar um comentário