sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dicas de fotografia para iniciantes*

Você é relativamente novo na fotografia e gostaria de fazer suas fotos terem mais qualidade? Então, sem entrar em detalhes técnicos por enquanto, siga algumas dicas que poderão lhe ajudar!

Não é preciso ter um equipamento de ponta para conseguir boas imagens . Tudo o que você precisa é saber como extrair o melhor do equipamento que tem. Então, aqui vão algumas dicas para começar:

- Nunca use o zoom digital. Desligue-o se você puder.

- Balanço de Branco (WB - White Balance): especialmente quando você estiver tirando fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o WB em sua câmera.

- Inicialmente, não use o flash de sua câmera, a não ser em casos que você precise fotografar em condições de pouca luz e não consiga fotos nítidas sem o auxílio do flash. Com a prática, você encontrará certas situações em que o uso do flash poderá corrigir algumas falhas.

> O QUE VOCÊ ESTÁ FOTOGRAFANDO?

A primeira coisa que você pode se perguntar é: o que eu quero fotografar?

Se encontrar algo que você ache interessante ou bonito, pergunte-se: o que isso tem para que eu o veja dessa maneira? Por exemplo, caso o assunto em questão seja uma paisagem, observe o seguinte: tem alguma árvore que chama a atenção de seus olhos, um lago, ou as montanhas no horizonte? Ou tudo isso?

Pensar dessa forma ajuda a identificar os elementos-chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com esses elementos, eliminando todos os elementos desnecessários (que servem apenas para distrair o observador do assunto principal).

Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo... você realmente quer que aquela cadeira apareça? Há alguma coisa chamando muita atenção na composição? Se você mudar de posição ou de ângulo, talvez consiga deixar de fora esses objetos indesejáveis.

> FONTE DE LUZ

A seguir, considere sua fonte de luz. Tenha em mente que, a menos que você queira fotografar uma silhueta, terá quase sempre os melhores resultados se a fonte de luz estiver posicionada atrás de você.

Outro aspecto a levar em conta são as sombras. Observe atentamente a pessoa que você está fotografando, para ver se se formam sombras em seu rosto. Caso isso aconteça, tente posicionar a pessoa de forma diferente.

> FOCO

Para ter certeza que seu assunto principal está sempre bem focalizado, deixe sua câmera em pré-foco antes de tirar a foto.

Mas como se consegue isso? Na maioria das câmeras, basta pressionar o botão disparador até a metade e esperar até a câmera ajustar o foco. Feito isso, pressione o botão até o final para registrar a foto.

* Artigo postado pelo Érico, do blog Nerds da Távola Redonda.

Fonte

.

Veja também: Automáticas, Dicas, Flash, Luminosidade, Técnica, WB

6 comentários:

Augusto M. Garrucho disse...

Ótimo! Exatamente o tipo de posts que eu gosto.
AUHuhAuhAuhA :D

lufotografias disse...

Excelente post, Ellen!
Dicas super importantes!
Obrigada!
Bjos

Ellen D.B. disse...

Por mais simples que pareçam esses posts, sempre tem alguma coisa de útil e que você se dá conta que ainda não fazia.

Valeu pelos comentários, queridos ;)

Caroline Scortegagna disse...

Eu vou mesmo seguir a dica. Lá em casa temos uma D100, mas só o namorado que opera. Eu, mal sei apertar o botão :S triste triste!!! ótimo "tutorial"...

Sobre a Tok.. vale a pena poder escolher o comprimento das pernas!!! rsrsrs!!!

Beijao!!!!!

nayara disse...

prabens pelo site justamente o que eu procurava

Anônimo disse...

Estou usando suas dicas, tirei uma foto muito linda de uma flor usando lente de aumento pingente http://www.produtoschina.com/550925/Lente-de-aumento-para-camera que carrego com meu celular.