domingo, 10 de maio de 2009

Profissionais que utilizam câmeras automáticas: Alex Majoli

A proposta inicial do Ajuste o Foco é provar que é possível conseguir boas fotografias sem equipamento profissional. Pretendo auxiliar a todos que tenham interesse: desde o senhor aposentado que comprou a câmera há pouco e quer registrar boas lembranças dos netos, até os que algum dia queiram trabalhar profissionalmente com fotografia.

Hoje começo uma série que mostrará profissionais que preferem utilizar câmeras compactas. A maioria deles já trabalhou com câmeras
D-SLR, mas optou por uma câmera automática por diferentes motivos.

O fotógrafo escolhido para inaugurar esta série é
Alex Majoli. Ele faz um interessante trabalho utilizando sombras produzidas por iluminação natural ou artificial.

Foto de Alex Majoli

Em 2004, Majoli recebeu o prêmio de Melhor Fotógrafo de Revista, concedido pela National Press Photographers Association. O portfólio que ele utilizou era composto quase que exclusivamente por fotografias obtidas com câmeras automáticas.

Majoli começou a utilizar esse tipo de câmera em 2002, quando fazia algumas fotos para o livro
A Day in the Life of Africa (um dia na vida da África). Ele ganhou de um representante da Olympus (patrocinadora do projeto) uma câmera compacta e uma D-SLR - e preferiu continuar usando a compacta em seus projetos.

Foto do projeto Iraq War 2003, de Majoli

> Confira mais fotos de Alex Majoli aqui.

.

Veja também: Automáticas, Fotógrafos famosos, Inspiração

6 comentários:

lufotografias disse...

Ellen, as fotos do Alex Majoli são fantásticas!
Parabéns pela matéria!
Obrigada pela sua atenção e carinho!
Bjos,

José Carlos Marques disse...

Olá Ellen. Cheguei ao seu Blog pelo Arte Photographica, e fiquei com uma impressão muito boa do que vi por aqui. Este artigo, em particular, chamou-me a atenção, até porque estou a pensar trocar a minha câmara "profissional", no meu trabalho de autor, por uma compacta. Andei muito tempo à procura de artigos como este, e agora encontrei-o por acaso. Fantástico!
Também gostei muito da maneira como escreve. E por isso fica aqui uma proposta. Se seguir o meu perfil, consegue visitar a revista electrónica que lancei este mês. Chama-se ShareMag. Será que estaria interessada em participar com um dos seus artigos? Nomeadamente este das câmaras compactas, e dos autores que trabalham com as mesmas.

Vou ficar à espera de notícias suas.

Hugo disse...

Um exemplo a seguir. Nunca mais reclamo da minha compactazinha.

Solushop disse...

Site de venda de eletrônicos, câmeras e acessórios!!
Acesse:

www.solushop.com.br

Obrigado!!!

Diogo Bastos Taboada disse...

Boa Tarde,
Não comprem na Solushop, comprei minha camera dia 06/10/2010 e até hoje, dia 12/11/2010 não chegou minha camera, eles nao tem um pingo de respeito com o cliente.
Entro em contato com o chat e eles sempre adiam a entrega, nunca sabem quando vai chegar, o telefone a mesma coisa.
Não aguento mais esperar, estou irritado e não vejo a hora de acabar com isso tudo, e nunca mais comprar na SOLUSHOP.
SOLUSHOP não é uma boa escolha !!

Raphael disse...

Concordo com o amigo diogo, não comprem na solushop, estou nas mesma situação que ele, ha mais de um mes esperando meu pedido e sempre quando entro em contato a data de expedição é jogada pra frente...
empresa sem carater e sem o minimo respeito com o cliente

Postar um comentário