sábado, 2 de maio de 2009

Para que serve o ISO?

ISO é a abreviação de International Standards Organization (Organização Internacional de Padrões), que estabelece o seguinte: quanto maior o número em ISO, maior é a sensibilidade do filme. Genérico demais? Como assim, filme?

Ok, vamos com calma.

Já falei aqui que as máquinas analógicas exigiam um esforço muito maior por parte dos fotógrafos para manuseá-las, e cada rolo de filme tinha um valor específico de ISO. Se alguém que estivesse fotografando com 100 ISO quisesse fotografar com 400 ISO , precisaria trocar de filme.

Com as câmeras digita
is, o controle sobre o ISO ficou muuuito mais simples - mas isso não significa que todos saibam para que serve e quando usá-lo. Na verdade, eu deixei o ISO em modo automático durante muito tempo na minha câmera por achar que fosse algo complicado. Resultado: as fotos (principalmente as noturnas) deixavam muito a desejar, o que me desanimava a continuar tirando fotos nessas condições. Quando descobri o que era e como utilizar o ISO, pensei "mas é isso?" e percebi que era muito mais simples do que eu imaginava.


> PARA ENTENDER DE UMA VEZ POR TODAS O ISO

Em poucas palavras, pode-se dizer que o ajuste do ISO será feito de acordo com a luminosidade do ambiente. Quanto
mais luz disponível, menor será o valor do ISO e vice-versa. Entretanto, quanto maior o valor do ISO, mais ruído a imagem terá. (ruído é aquele monte de pontinhos coloridos que aparecem na foto de uma parede lisa, por exemplo)


> NA PRÁTICA

  • 100 ISO para sol bem forte
  • 200 ou 400 ISO para ambientes internos com luz + flash
  • 400 ISO para dias nublados
  • 800 ou 1600 ISO para fotos internas ou sob holofotes
Para capturar imagens de movimento o ideal é utilizar 400 ISO ou mais. Isso congelará a ação e evitará que a foto saia borrada.

Faça o teste em vários ambientes com todos os valores de ISO. Tente com e sem flash, com objetos parados e em movimento. É um ótimo exercício para você conhecer sua câmera e descobrir suas preferências!

.

Veja também: ISO, Luminosidade, Ruído

13 comentários:

Elivelton Andreati Sorato disse...

Legal... esse artigo
bem explicado
http://mrsorato.blogspot.com
entra aqui ^^^^^^^^^^^^^^^^^

Coyot disse...

mais um marco no fim da ingnorância
porque ninguem me falou "ISO" antes?

Caio Rudá disse...

Não fazia a menor idéia do que era ISO. Agora vou dar um upgrade nas minhas fotos...

Mentira. Nem tenho mais uma digital. Gostava de tirar fotos com minha Samsung (perdoa esse pecado). Hoje não me sinto encorajado a comprar outra porque do que adianta ter se você não pode sair para fotografar sem a tensão de ser assaltado?

Mas enfim... tentei ser seguidor do seu blogue, mas esse recurso deve estar com defeito, pois não consigo visualizá-lo.

De todo modo, um espaço bacana.

Elivelton Andreati Sorato disse...

Obrigado por comentar...
Tbm adorei seu template \o/
Bjus

vivoverde disse...

\Pow... o seu blog também é show de bola! hehe adoro fotografias...

=] abraços e grata pela visita ^^

Biombo da Tazmânia disse...

Foi tu que fez o título? Ficou bom. O resto não vou comentar pq não entendo nada.

tonzeh disse...

Mto bem explicado!

http://www.flickr.com/photos/tonzeh/

Ricardo Chicuta. disse...

Minhas fotos noturnas sempre saem ruins.Vamos ver se acerto agora.

' Junior ' Araujo ' disse...

' pode Crer ' Gostei Dessas dicas '

vo Aplicar agora Nas minhas Fotos para o Orkut ' :D

lufotografias disse...

Oi Ellen, tudo bem contigo?
Não desapareci por completo porque sempre estou aqui para aprender com suas dicas fantásticas!
Estou com máquina nova, uma Samsung 5x com 12.2 mega!
Com relação ao ISO, estou aprendendo e muito. A minha máquina vai até o ISO 3200 isso aplica para fotos internas ou sob holofotes?
Bjos,
Luka

Fabricia Ravacini disse...

Nossa adorei seu blog..
Facilitou a minha vida...

Tirou fotos noturnas com minha camera nova e ficaram horriveis... agora acha que vao melhorar!!!

Obrigado por postar dicas.. ajuda muito

*-*

José Maccena disse...

Muito bom o post! ainda to aprendendo a usar minha d5100 haha

Michelli Carmo disse...

Uau,ISO foi demais haha obrigada pela explicação ótima *-*

Postar um comentário