sexta-feira, 29 de maio de 2009

Começando a desenvolver sua técnica - parte III: enfrentando a crítica

Esta é a terceira e última parte da série Começando a desenvolver sua técnica. Para uma compreensão global do assunto, sugiro que você leia também a primeira e a segunda parte da série.


Você já fez alguns ensaios experimentais e acha que conseguiu bons resultados, mas ainda não os compartilhou com (quase) ninguém. Talvez você ache que precisa estar mais bem preparado para mostrar aos outros o seu trabalho, ou que tem material insuficiente.

A decisão de expor suas fotos é muito pessoal, mas o fato é que em algum momento você vai ter que passar por isso. Portanto, quando você achar que tenha produzido algo interessante, mostre a seus amigos e/ou familiares mais próximos um slide show com suas melhores imagens. Assegure-se de poder contar com a opinião sincera dessas pessoas, a fim de poder melhorar algum ponto ou direcionar seus próximos passos para o melhor caminho.



> MAS A CRÍTICA É TÃO IMPORTANTE ASSIM?


Muito mais do que parece. Em geral, nossa autocrítica não nos deixa perceber certas coisas que ficam óbvias para outras pessoas que não estão tão envolvidas com o assunto. Pode ser que suas fotos estejam muito melhores do que você imagina, e um incentivo (ainda mais para quem está começando no ramo) é sempre bem-vindo.

Mas atenção: independente de qual seja a avaliação das pessoas, mantenha os pés no chão. Se você conseguir impressioná-las ou se ninguém achar suas fotos tão interessantes, lembre-se de que está apenas começando na área e que ainda tem muito a aprender. Ou seja: não fique se achando o máximo, nem o mínimo.

Veja também: Dicas, Inspiração, Técnica

4 comentários:

lufotografias disse...

Essa é uma das coisas importantes quando estamos começando alguma coisa na vida...saber receber as críticas de cabeça erguida!
Como você mesmo citou...os pés no chão sempre, não importa se algo ficou ótimo ou simplesmente bom, manter a cabeça no lugar e seguir em frente!
Aprender sempre, esse é o lema e não importa se você é O PROFISSIONAL...você sempre estará aprendendo!
Fico aguardando mais e mais dicas! rs
Obrigada sempre!
Bjos,

Augusto disse...

E isso vale pra qualquer coisa! Nada de ser orgulhoso! :)

Ellen D.B. disse...

É isso aí, Luka! Aliás, o seu blog é uma ótima maneira de mostrar seu trabalho e enfrentar a crítica.
Quem ainda não conhece o blog da Luka, vale a pena conferir ---> http://lufotografias.blogspot.com/
É mais um bom exemplo de ótimas fotos tiradas com câmeras compactas (=

lufotografias disse...

Ellen, desculpa demorar tanto para responder.
Agradeço sua atenção, suas palavras de incentivo, carinho!
As críticas são sempre bem vindas porque estou aprendendo e aprender é o caminho pra tudo na vida!
Bjos,
Luka

Postar um comentário