quarta-feira, 27 de maio de 2009

Começando a desenvolver sua técnica - parte II: treino diário

Esta é a segunda parte da série Começando a desenvolver sua técnica. Para uma compreensão global do assunto, sugiro que você leia também a primeira parte da série.

Técnica não vem de graça: não é o fato de você ter uma câmera e conhecer suas funções básicas que vai fazer com que suas fotos saiam magníficas. Antes de mais nada, você precisa estar o mais integrado possível à sua câmera, conhecer seu potencial e seus defeitos, para saber o que esperar ao fotografar.

> LEVE SUA CÂMERA JUNTO... AONDE QUER QUE VOCÊ VÁ

Você está caminhando pela rua, a caminho do trabalho, e vê uma composição de cena tão, mas tããão digna de um registro fotográfico... e sua câmera está bem guardada em casa, a muitos quilômetros dali. Tudo bem, isso já aconteceu com todo mundo. Mas convenhamos: não há motivo para repetir a mesma cena sempre e sempre.



Não vou dizer que não existam razões para deixar a câmera em casa, mas... como diriam nossas avós: a ocasião faz o ladrão. Ou seja, quando você se deparar com uma cena sensacional, vai estar preparado.


> UM NOVO DESAFIO A CADA DIA

Tá certo, tá certo: não é todo dia que estamos inspirados e morrendo de vontade de tirar fotos. Isso acontece comigo, com você e até mesmo com aqueles fotógrafos geniais que tanto admiramos.

Mas vou contar uma coisa: é muito mais fácil do que você imagina driblar isso, tão fácil que está ao alcance de todos que têm o mínimo de boa-vontade.

O segredo? Estipule uma meta – uma meta atingível e simples – de uma boa fotografia por dia. Não uma foto da sua própria cara, nem da sua sala ou do seu cachorro - mas algo inédito e desafiador.

Achou vaga demais essa idéia? Explico: você pode tirar fotos inspiradas em diferentes idéias.

Ainda não ficou claro? Anote algumas dicas:


- assista algum filme (ou pense em algum que já tenha visto) e tente retratar uma imagem que represente a sua visão sobre o assunto;

- convide um amigo para posar como seu modelo e faça uma história em forma de tirinha fotográfica;

- ouça uma música e entre no clima;

- leia um trecho de algum livro ou conto pequeno e tente expressá-lo através de sua lente.

Enfim, existem muitas outras idéias para você treinar sua técnica, mas só essas poucas que citei acima já vão render assunto durante um bom tempo!


> EXPERIMENTE


De nada vai adiantar uma boa idéia se ela for usada para tirar apenas uma foto (ok, essa justificativa até é válida se a sua câmera for analógica – o que é um tanto improvável). Mas precisamos encarar a realidade: de um ensaio com 20 fotografias, talvez
apenas uma ou duas sairão do jeito que você espera - portanto, para conseguir uma boa fotografia você precisará de um pouco mais do que 5 minutos de dedicação.

Pense em quais elementos você utilizará para o seu cenário, a forma que você vai dispô-los e enquadrá-los. Tire algumas fotos, experimente diferentes tipos de foco, de WB, de enquadramento, flash ligado e desligado... antes mesmo de conferir o resultado do seu ensaio, garanta que terá o maior número de alternativas possíveis à sua disposição. Geralmente, a foto que esperamos ser a melhor de todas não ficará tão boa assim, e a eleita para foto do dia acabará sendo uma das opções que você deu pouca importância.


Apenas testando combinações diferentes e conhecendo bem sua câmera que você conseguirá tirar fotos melhores. Pratique!


.

Veja também: Dicas, Inspiração, Técnica

5 comentários:

Augusto disse...

Blog perfeito para quem gosta de fotografia!
Eu adoro, e tenho meio que como hobby...

E tenho uma Cyber-Shot W130, então meio que encaixa tudo mto bem... hehe

Abraço! E sempre mantenha esse blog! *-*

lufotografias disse...

Muito interessante seu post.
As pessoas falam que sou maluca porque não desgrudo da minha máquina, mas uma grande oportunidade não acontece duas vezes na vida!
Sou fã de carteirinha do seu blog! rs
Obrigada pela dica!
Bjos,
Luka

Ellen D.B. disse...

E é por isso que você está sempre postando imagens lindas, Luka [=
Mais uma vez, agradeço pelo carinho.

Diérsey disse...

trIiIiIiIiIiIiIiIIiI

Anônimo disse...

muito legal esse blog.

Postar um comentário