quarta-feira, 20 de maio de 2009

10 motivos para investir em um tripé para sua câmera

Aposto que em algum momento você já deve ter pensado: "como seria bom se eu tivesse um tripé para apoiar minha câmera...". Já pensou? Eu já, e várias vezes.

Enumerei os motivos pelos quais eu deveria comprar um para mim, e as vantagens são tantas, que agora vou comprar mesmo! Olha só:
1 - Dá para tirar fotos suas mais elaboradas, sem aquele braço aparecendo no canto.

2 - É barato: pesquisei um pouco, e o preço médio de um tripé é R$100,00 (dependendo do site, você ainda pode parcelar o valor em mais vezes).

3 - Você já imaginou um retrato seu, pediu para alguém tirar a foto, e não ficou nem próximo daquilo que você tinha em mente? Com um tripé, você poderá montar o cenário, visualizar o posicionamento através da tela, ajustar o timer e participar da foto.

4 - É fácil de carregar: geralmente, tripés para câmeras automáticas são leves e medem menos de 20 centímetros (dobrados).

5 - Suas fotos não sairão tremidas: nada mais chato que ver que aquelas fotos da família que não se reunia há anos saíram com uma aparência fantasmagórica, certo?

6 - É garantia de boas fotos de assuntos em movimento.

7 - Você poderá tirar fotos com um tempo de exposição longo.

8 - Compatibilidade: se você algum dia trocar de câmera, possivelmente poderá continuar utilizando o mesmo tripé.

9 - Você já foi obrigado a usar o flash (a contragosto) para conseguir uma foto noturna decente? Se o problema não era falta de iluminação, mas luzes saindo borradas, um tripé pode ser a solução.

10 - Mãos livres: você não ficará segurando a câmera, portanto poderá modificar ou interferir no cenário.


E aí, vai comprar um tripé também?


.

Veja também: Automáticas, Investimento, Obturador, Retratos

4 comentários:

lufotografias disse...

Pensei muito em comprar um tripé por conta exatamente do que você citou.
Realmente é um investimento que vale e muito!
Ah...enviei algumas fotos para NatGeo! rs
Obrigada por dicas excelentes!
Bjos,
Luka

Victor S. Gomez disse...

Já tive um tripé parecido, mas não usei muito, é bom para determinados trabalhos. Abraços

Mau Santos disse...

Oi, Ellen! Comprei um tripé Greika, modelo WT-3730, parecido com aquele que você me indicou. Tô adorando! É feito em alumínio, super leve. A altura máxima é de 1,53m, o que, pra mim, é perfeito, porque sou do tamanho dele...rs... Gostei demais para usar em fotos de longa expsição, como você citou. Sem o tripé, mesmo com firmeza nas mãos, as fotos acabam com uma leve tremida e borram. Com o uso do aparato, fica perfeito. Mas o grande lance é a sapata "quick release", um recurso que permite encaixar de tirar a câmera rapidamente, sem utilizar a rosca.
As pernas têm 3 partições, com ajustes de altura e abertura, o que facilita seu uso em terrenos irregulares.
Tem dois indicativos de nível, tipo bolha de água: você só tira foto torta e sem bom enquadramento se quiser. Só pra não deixar de falar de uma única desvantagem que encontrei até agora, a característica do peso, levíssimo, também atrapalha. Com apenas 1,200kg (eu sinto que é menos) se você não carregar um peso (para pendurar no gancho central, próprio para isso), corre o risco de ter seu tripé e sua máquina levados pelo vento. Pode acreditar! Passei pela experiência na Serra do Cipó! Não chegou a cair, mas acabei ficando insegura porque balançava muito.
Enfim, pra quem está começando como eu, é uma grande aquisição, que ajuda muito para se alcançar boa qualidade nas fotos. O modelo é amador, mas pode ajudar a fazer foto como profissional!
Obrigada pela indicação!

Ellen D.B. disse...

Nossa, Mau! Você fez um suuuper review! Valeu!
Em tempo (para todos que não acompanharam o desenrolar dessa história): há alguns dias, a Mau me mandou um e-mail perguntando se eu tinha algum tripé bom e barato para lhe indicar. Sugeri o Wt3510a (à venda no Mercado Livre), e agora ela deu sua opinião sobre o produto.
Para quem pensa em adquirir um tripé bom e barato, fica a dica ;)

Postar um comentário