segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cursos: vale mesmo a pena investir?

Para escrever os artigos do ajuste o foco, parto do pressuposto de que você tenha uma câmera digital automática (compacta). Repito isto porque a maioria das dicas que darei poderão ser usadas em qualquer câmera, independente do fato de ela ser amadora ou profissional; no entanto, algumas dessas dicas servirão especificamente para câmeras compactas, e este artigo é uma delas.



> SERÁ MESMO O MOMENTO CERTO PARA INVESTIR?


E então: será que vale a pena investir em um curso agora? Isso vai depender de qual curso você pretende fazer. Um curso de fotografia, além de não ser muito barato, geralmente exige que você tenha uma câmera D-SLR. Claro que nada lhe impede de fazer o curso, mas seria quase como fazer um curso de informática sem ter um computador: você até vai saber o que fazer quando estiver com uma câmera na mão, mas não vai poder praticar enquanto estiver aprendendo e por isso esquecerá boa parte do que lhe for ensinado.

Sugiro que esses cursos específicos como o de fotografia, iluminação e afins sejam deixados para mais tarde. Primeiro, é interessante que você desenvolva a técnica de forma independente para depois aprimorá-la – ora, talvez você se torne um fotógrafo tão bom que nem precise fazer esse tipo de curso quando adquirir uma câmera profissional!




> CASO VOCÊ QUEIRA MUITO FAZER ALGUM CURSO...


Quanto aos cursos de edição de fotografia, não há um momento certo para investir: isso dependerá apenas do seu interesse pelo assunto. Dentre esses cursos, o mais

famoso e que certamente compensará o investimento é o de Photoshop. Ele poderá ser utilizado para

editar suas fotos e lhes dar uma aparência mais sofisticada, e ainda contará importantes pontos para o seu currículo profissional. Se você pretende fazer da fotografia seu ganha-pão algum dia, o fato de já estar trabalhando com isso ou em alguma área próxima facilitará bastante as coisas.


.

Veja também: Cursos, Investimento, Photoshop

3 comentários:

Um Poema disse...

....

Olá Ellen,
Votos de um grande sucesso.

Obrigado pela visita.

A câmera que uso para captar as minhas fotos é uma vulgar "Pentax Optio".

Um abraço

Canal Adobe Photoshop disse...

Excelente post Ellen. Muita gente acha que para conseguir uma bela fotografia, é preciso equipamentos de outro mundo. Eu penso que uma boa fotografia, depende primeiramente de um bom olhar. Se você tiver uma simples câmera digital, algo como uma Cybershot, com certeza conseguirá belas fotografias, e pode utilizar do Photoshop para fazer um retoque pra deixá-la mais profissional.

abraços

viajarbemebarato disse...

Parabéns pelo tópico, estava procurando um curso de fotografia, mas acho q vou treinar mais um pouco e fazer um especifico de iluminação mais tarde...

Postar um comentário