quinta-feira, 30 de abril de 2009

Automáticas x D-SLR - parte I: o sensor

Mas afinal, qual é exatamente a diferença entre câmeras automáticas e D-SLR?

Uma das principais diferenças está no
tamanho do sensor, que substitui o filme nas câmeras digitais.Vejamos o esquema comparativo abaixo:


Como podemos ver, é uma diferença de tamanho alarmante - e também vemos por que alguns fotógrafos profissionais não abrem mão de sua boa e velha SLR analógica.
Para ficar mais claro:

  • Uma compacta como a Sony Cybershot tem um sensor de 7.2 x 5.3 mm (o que equivale à parte verde no gráfico)
  • Uma câmera D-SLR como a Canon Rebel XT tem um sensor de 22.2 x 14.8 mm (o que equivale à parte roxa no gráfico)
  • Uma câmera como a top NikonD3X tem um sensor de 35.9 x 24 mm (o que equivale à parte rosa no gráfico)
Ou seja, apenas uma câmera muito, mas muito boa é capaz de superar a qualidade de imagem obtida com as câmeras analógicas. E uma Nikon D3X não sai por menos de U$8.000,00!


> O PAPEL DO SENSOR NAS CÂMERAS DIGITAIS
O sensor da câmera está diretamente relacionado à qualidade de imagem que será obtida. Ora, nas câmeras analógicas o filme era um fator essencial para a qualidade das fotos; as câmeras digitais vieram para nos poupar um pouco de esforço: não precisamos mais trocar de filme se quisermos fotos em preto e branco ou conforme a iluminação do ambiente (aí entra em cena o
ISO).

Atualmente, a maioria das câmeras compactas e D-SLR são equipadas com sensores CCD (charge-coupled device). Esse tipo de sensor oferece a melhor qualidade de captura de imagem, mas consome muita energia e sua produção é muito cara.


Uma câmera com 5 megapixels tem em seu sensor 5 milhões de pixels. Quando um fabricante anuncia um novo modelo que terá 6 megapixels, mas com um sensor com o mesmo tamanho do modelo anterior de 5 megapixels, isso significa que o tamanho do pixel será reduzido para que o sensor possa acomodar mais 1 milhão deles. O pixel é a unidade básica de captação de luz no sensor, e quanto maior for seu tamanho físico, melhor será a qualidade da imagem.

Portanto, se você estiver pensando em comprar/trocar de câmera, tenha isso em mente: nem tudo o que é lançamento é melhor. Você precisa mesmo de uma câmera que ofereça impressão em tamanho A3? Claro que é bom ter essa tecnologia à disposição, mas analise se você vai realmente usar tal recurso algum dia. Para a maioria dos usuários, uma câmera de 4 ou 5 megapixels já daria conta do recado.

.

Veja também: Automáticas, D-SLR, Sensor

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma compacta como a Sony Cybershot tem um sensor de 7.2 x 5.3 mm (o que equivale à parte verde no gráfico)
Uma câmera D-SLR como a Canon Rebel XT tem um sensor de 22.2 x 14.8 mm (o que equivale à parte roxa no gráfico)
Uma câmera como a top canon eos 5D MARK II tem um sensor de 35.9 x 24 mm (o que equivale à parte rosa no gráfico)

Ou seja, apenas uma câmera muito, mas muito boa é capaz de superar a qualidade de imagem obtida com as câmeras analógicas. E uma CANON EOS 5D MARK II não sai por menos de U$3.000,00! A VERDADEIRA FULL FRAME CANON EOS 5D MARK II

another db disse...

prefiro a minha D-SYL
pra registrar a colheita dos lenhadores.
pega bem o movimento dos dog

Postar um comentário